sexta-feira, 23 de março de 2012

Chico Anysio morre aos 80 anos Rio de Janeiro 23/03/12


Ele começou no rádio, fez sucesso na TV e atuou em filmes.
Morreu às 14h52 desta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Segundo nota divulgada pelo Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, onde ele estava internado havia três meses, o humorista morreu após uma parada cardiorrespiratória, causada por falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar. Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro (abaixo, nesta reportagem, relembre sua trajetória). Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.
O corpo de Chico Anysio será velado no Theatro Municial, no Centro do Rio. O velório será aberto ao público a partir das 12h. No domingo (24), ele será cremado no Cemitério do Caju, na Zona Portuária. O horário da cerimônia ainda não foi definido. O governador do estado do Ceará, Cid Gomes, decretou luto oficial no Estado, por 3 dias, por causa da morte do humorista Chico Anysio.
Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde 22 de dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.
O ator também foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.

No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias. Após 110 dias, teve alta em março do ano passado.

Com fortes dores nas costas, o humorista foi novamente internado em novembro. Ficou no hospital durante cinco dias, para receber medicação intravenosa devido a problema antigo nas vértebras que provocava dor. No fim de novembro, teve febre e os médicos descobriram uma contaminação por fungos, tratada com antibióticos. No começo de dezembro, retornou ao hospital com infecção urinária e ficou internado por 22 dias. Um dia depois, voltou ao Hospital Samaritano.

Nos momentos mais críticos, quando esteve no hospital entre dezembro de 2010 e março de 2011, Chico necessitou da ajuda de aparelhos para respirar e se comunicava com médicos e familiares por meio de mímica. Durante o período pós-operatório, houve o diagnóstico de um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Durante o período de internação, que alternou momentos no CTI e em unidades intermediárias, Chico Anysio apresentou quadros de pneumonia e passou por sucessivas broncoscopias. As infecções foram tratadas com uso de antibióticos.
Antes, em agosto de 2010, o humorista precisou ser internado para a retirada de parte do intestino grosso após ser constatado um quadro de hemorragia no aparelho digestivo. Em maio de 2009, outra pneumonia o levou ao hospital.
Rádio e TV
Foi na Rádio Guanabara, ainda nos anos 50, que os seus tipos cômicos começaram a surgir. Até o “talento para imitar vozes”, como o proprio Chico descreveria em seu site, evoluir para a televisão. A estreia aconteceu em 1957, na extinta TV Rio, no programa “Aí vem dona Isaura”. Foi lá que o Professor Raimundo teve sua primeira aparição no vídeo, como o tio da protagonista que vinha do Nordeste — até então o programa só havia sido veiculado pelo rádio.
“Até tinha uma coisa de sentar para criar, mas uns nasceram pela voz, outros pelo tipo, pela personalidade, pela caracterização. Sempre fiz questão de que eles fossem encontrados sem que eu estivesse presente. Que alguém dissesse: "'Na minha terra, tem um Pantaleão. No Rio tem muito Azambuja’”, explicou o humorista ao “Estado de S. Paulo”, em 2009.

Num tempo em que ainda não existiam contratos de exclusividade, Chico pôde fazer participações especiais em programas de outras emissoras e em chanchadas da Atlântida.
O “Chico Anysio Show”, seu primeiro programa de humor, foi lançado no início da década de 60. Foi ao ar pela TV Rio, depois pela Excelsior e em 1982 voltou a ser exibido pela Rede Globo — onde o humorista já trabalhava desde 1969.
A cantora Elza Soares e Chico Anysio durante show em São Paulo em 1967 (Foto: Agência Estado)

Mas foi na Globo que teve seus programas humorísticos de maior sucesso e onde desenvolveu a maioria de seus personagens. Entre as atrações, destaque para “Chico city” (1973-1980), “Chico total” (1981 e 1996) e “Chico Anysio show” (1982-1990) e "Escolinha do professor Raimundo".

Alguns desses personagens quase que se misturam à história da televisão brasileira, como o ator canastrão Alberto Roberto, o pão-duro Gastão Franco, o coronel Pantaleão, o pai-de-santo Véio Zuza, o velhinho ranzinza Popó, o alcoólatra Tavares e sua mulher Biscoito (Zezé Macedo) e o revoltado Jovem.

Com o passar dos anos, novos tipos eram criados e incorporados ao programa: o funcionário da TV Globo Bozó, que tentava impressionar as mulheres por conta de sua condição; o mulherengo e bonachão Nazareno, sempre de olho nas serviçais; o político corrupto Justo Veríssimo; e o pai de santo baiano e preguiçoso Painho são alguns dos mais populares.

Apresentada como quadro em outros programas desde a década de 1980, a “Escolinha do Professor Raimundo” tornou-se uma atração independente em 1990. No ar até 2002, o humorístico lançou toda uma geração de comediantes. Entre os “alunos” revelados pelo “professor Chico” estão Claudia Rodrigues, Tom Cavalcante e Claudia Gimenez.

Chico também atuou em novelas e especiais da Globo, como “Pé na jaca” (2007), “Sinhá Moça” (2006), “Guerra e paz” (2008) e “A diarista” (2004). Chico Anysio também teve um quadro fixo no Fantástico por 17 anos (de 1974 a 1991), e supervisionou a criação no programa “Os Trapalhões” no início dos anos 90.
Chico exibe prêmio do Festival do Rio com a equipe do longa 'A hora e a vez de Augusto Matraga', em 2011 (Foto: Alexandre Durão/G1)
Cinema
A incursão mais recente de Chico Anysio no cinema foi como dublador. É dele a voz do protagonista da animação “Up - Altas aventuras", animação do estúdio Pixar. Antes disso, o humorista fez uma participação especial no recordista de bilheteria “Se eu fosse você 2” (2008), de Daniel Filho. “Nos créditos finais fiz questão de colocar ‘senhor Francisco Anysio’. Ele é um astro, merece ser tratado com toda reverência”, explicou o diretor em entrevista ao G1 durante o lançamento do longa.

Em 1996, o humorista interpretou o personagem Zé Esteves, pai da personagem-título, em “Tieta”, de Cacá Diegues. O trabalho coincidiu com o aniversário de 25 anos da estréia de Chicono cinema, na pornochanchada "O doce esporte do sexo". Antes havia participado de comédias como "Mulheres à vista" e "Cacareco vem aí".

Em 2011, em sua última aparição pública, recebeu o prêmio especial do Júri do Festival do Rio pelo seu desempenho no longa “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do diretor Vinícius Coimbra.
"O filme é importantíssimo, a obra é linda. Vinícius realizou algo quase inacreditável. É um filme que, tenho certeza, Sergio Leone assinaria com alegria", destacou o bem humorado Chico, que fez questão de receber o Troféu Redentor pessoalmente, mesmo de cadeira de rodas.
Literatura e artes plásticas
Além de se dedicar ao humor, Chico também foi artista plástico. Apaixonado pela pintura, retratou paisagens ao redor do mundo a partir de fotografias que tirava dos países que visitava. Realizou exposições de seus quadros em diversas galerias do Brasil e chegou a afirmar que gostaria de ter dedicado mais tempo à atividade.
“Porque teria tido mais tempo para aprender, para melhorar. Teria mais tempo para me tornar conhecido e aceito, para vender meus quadros por um preço melhor. Cheguei a admitir que a pintura seria meu emprego da velhice, mas não vai ser, porque ninguém está comprando nada de obra de arte, e pintar para guardar é terrível”, disse em entrevista à “Folha de S. Paulo”, em 2007. Foi autor de 21 livros, tendo publicado vários best-sellers na década de 70, como "O Batizado da vaca", "O telefone amarelo" e "O enterro do anão". Sua última publicação foi “O canalha”, lançada em 2000.
“É a história do cara que participou de todos os governos, desde Eurico Gaspar Dutra até o primeiro mandato de Fernando Henrique. Foi ele o responsável por todas as canalhices que ocorreram de lá para cá, como dar um revólver de presente a Getúlio Vargas”, explicaria o escritor Chico Anysio em entrevista à revista “Época”, no mesmo ano.
Outra de suas obras de destaque na literatura é o bem humorado manual “Como segurar seu casamento”, também de 2000. Na época, advertiu os leitores: “Não dou conselhos, transmito os erros que cometi e foram cometidos em cinco casamentos. Conviver é a arte de conceder. Essa troca de concessões gera a convivência harmônica”, comentou.
Chico Anysio em 2009, depois de entrevista em seu apartamento na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio (Foto: Aline Massuca/AE)
Carreira esportiva
Caçula de oito irmãos, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no dia 12 de abril de 1931, no município de Maranguape, no Ceará. A cidade constantemente era citada de forma saudosa pelo humorista – seu personagem mais popular, o Professor Raymundo, era de lá.
“Maranguape, cidade de que tanto falo, representa uma grande saudade. Foi um pequeno paraíso, o Éden da minha infância durante gloriosos anos. Foi lá que aprendi a ler sozinho”, escreveu o humorista em seu site oficial.

Aos 7 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, após a falência da empresa de ônibus da família. Morador do Catete, contrariou a vontade do pai e do irmão mais velho — botafoguenses convictos — e se tornou vascaíno. Sonhava em ser jogador de futebol.

Mas a carreira esportiva logo foi esquecida, quando Chico passou em testes para ser locutor e ator da Rádio Guanabara. Ele ficou em segundo lugar, perdendo apenas para Silvio Santos.
Nos anos 50, também trabalhou nas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Foi na primeira que criou o programa que se tornaria um de seus maiores sucessos, "Escolinha do Professor Raymundo", inicialmente composta por três alunos: Afrânio Rodrigues (o que sabia tudo), João Fernandes (o que não sabia nada) e Zé Trindade (o que embromava o professor).

Apesar da tentativa de se tornar um galã de radionovelas, sua veia humorística se destacava desde o início. “A rádio Guanabara descobriu meu jeito para imitar vozes. Neste dia perdi minha chance de ser um Tarcísio Meira”, contou o comediante em seu site. Foi assim que começou a compor os mais de 70 tipos cômicos que marcariam sua carreira.
Chico sorri com os filhos Nizo Neto (esq.) e Bruno Mazzeo, no lançamento do DVD 'Chico Especial', em 2007 (Foto: TV Globo)
Casamentos e filhos
O primeiro de seus casamentos foi aos 22 anos, com a atriz Nancy Wanderley. Depois foi a vez de Rose Rondelli. Sobre a união com a cantora e ex-frenética Regina Chaves, dizia mal se lembrar. Já com Alcione Mazzeo, rompeu a relação por conta de um ensaio nu. Mas foi seu matrimônio com a ex-ministra da Economia do governo Collor, Zélia Cardoso de Mello — com quem teve dois filhos — que provocou mais polêmica. "Passou a ser uma pessoa de meu desagrado total. Fui um biombo para ela”, disse Chico à revista “Isto É”, em outubro de 2000.

Antes, porém, teve seis filhos, entre eles os atores Lug de Paula (famoso por interpretar o Seu Boneco, da “Escolinha do Professor Raimundo”), Nizo Neto (o Seu Ptolomeu, do mesmo programa, também dublador) Bruno Mazzeo (ator e roteirista). Chico também era tio do ator Marcos Palmeira, filho do cineasta Zelito Vianna, irmão do humorista; e da atriz Maria Maya, filha de Cininha de Paula, sobrinha do humorista.

Em novembro de 2009 foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, a mais alta comenda do governo brasileiro na área. Da vida, dizia levar apenas um arrependimento: “Me arrependo enormemente de ter fumado durante 40 anos.”

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio (Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012[1][2][3][4]), foi um humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, com a qual tinha contrato até 2012.[5]
Ao dirigir e trabalhar ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas da história do país.
Morreu no dia 23 de março de 2012, às 14h48, no Hospital Samaritano no Rio de Janeiro por conta de uma falência múlltipla de órgãos.[4]
Biografia
Chico Anysio mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade.[6] Decidiu tentar fazer um teste para locutor de rádio quando a sua irmã também faria. Saiu-se excepcionalmente bem no teste, ficando em segundo lugar, somente atrás de outro jovem iniciante, por coincidência, o próprio Silvio Santos.[7] Na rádio na qual trabalhava, a Rádio Guanabara, exercia várias funções: radioator, comentarista de futebol, etc. Participou do programa Papel carbono de Renato Murce. Na década de 1950, trabalhou nas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Nas chanchadas da década de 1950, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica. [8]
Na TV Rio estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções. [8]
Chico Anysio foi um dos responsáveis pela intermediação referente ao exílio de Caetano Veloso em Londres. Quando completou dois anos de exílio, Chico enviou uma carta para Veloso, para que este retornasse ao Brasil. Caetano e Gilberto Gil haviam sido presos em São Paulo, duas semanas depois da decretação do AI-5, o ato que dava poderes absolutos ao regime militar. Trazidos ao Rio de carro, os dois passaram por três quartéis, até viajarem para Salvador, onde passaram seis meses sob regime de prisão domiciliar. Em seguida, em meados de 1969, receberam autorização para sair do Brasil, com destino a Londres, onde só retornariam no início de 1972.[9]
Desde 1968, encontra-se ligado à Rede Globo, onde conseguiu o status de estrela num "cast" que contava com os artistas mais famosos do Brasil; e graças também a relação de mútua admiração e respeito que estabeleceu com o executivo Boni. Após a saída de Boni da Globo nos anos 1990, Chico perdeu paulatinamente espaço na programação, situação agravada em 1996 por um acidente em que fraturou a mandíbula.


Chico Anysio em 2003
Em 2005, fez uma participação no Sítio do Pica-pau Amarelo, onde interpretava o "Dr. Saraiva" e, recentemente, participou da novela Sinhá Moça, na Rede Globo. [10]
Família
É pai do ator Lug de Paula, do casamento com a atriz e comediante Nancy Wanderley; [11] do também comediante Nizo Neto [12] e do diretor de imagem Rico Rondelli, da união com a atriz e vedete Rose Rondelli; [13] de André Lucas, que é filho adotivo; do DJ Cícero Chaves, da relação com a ex-frenética Regina Chaves; e do ator/escritor Bruno Mazzeo, do casamento com a ex modelo e atriz Alcione Mazzeo. [14]
Também teve mais dois filhos com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, Rodrigo e Vitória. É irmão da falecida atriz Lupe Gigliotti, com quem contracenou em vários trabalhos na televisão; do cineasta Zelito Viana; e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Também é tio do ator Marcos Palmeira, da atriz e diretora Cininha de Paula e é tio-avô da atriz Maria Maya, filha de Cininha com o ator e diretor Wolf Maya.
Era casado com a empresária Malga Di Paula.[8]
Saúde
O humorista foi internado no dia 2 de dezembro de 2010, quando deu entrada no hospital devido a falta de ar. Na avaliação inicial, detectectou-se obstrução da artéria coronariana, assim, foi submetido à angioplastia. Chico Anysio ficou 109 dias internado, recebendo alta apenas no dia 21 de março de 2011. Neste período, o humorista, na maior parte do tempo, na UTI. [15]
Em 23 de abril de 2011, Chico Anysio retornou ao programa "Zorra Total" interpretando a personagem Salomé. No quadro, Salomé conversa de mulher para mulher com a presidente Dilma Rousseff. [16]
No dia 30 de novembro de 2011, foi internado novamente, devido a uma infecção urinária. Recebeu alta 22 dias depois, em 21 de dezembro de 2011,[17] mas já no dia seguinte voltou a ser internado, com hemorragia digestiva[18]. Em fevereiro de 2012 foi diagnosticado com uma infecção pulmonar. Apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal em 21 de março de 2012.
Com a saúde cada vez mais debilitada, veio a morrer no dia 23 de março de 2012.[18]
Carreira
Televisão
• 1971/72 - Linguinha x Mr. Yes…Linguinha/Lingote
• 1973/80 - Chico City .... vários personagens
• 1975 - Azambuja & Cia. .... Azambuja
• 1982/90 - Chico Anysio Show .... vários personagens, Redação Final e Supervisão de Criação
• 1984/93 - Os Trapalhões .... Convidado Especial de Reestreia da Temporada do Programa e Multiartista
• 1989 - Que Rei Sou Eu? .... Taji Namas
• 1990/02 - Escolinha do Professor Raimundo .... Professor Raimundo,Redação Final e Supervisão de Criação
• 1990/91 - Os Trapalhões .... Supervisão de Criação
• 1990/92 - Som Brasil .... Apresentação
• 1991 - Estados Anysios de Chico City .... vários personagens, Redação e Supervisão de Criação
• 1995 - Chico Total .... vários personagens, Redação e Supervisão de Criação
• 1995 - Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados .... vendedor de caixões
• 1999/02 - Zorra Total .... Alberto Roberto/Professor Raimundo/Dr. Rosseti
• 1999 - Terra Nostra .... Barão Josué Medeiros
• 1999 - O Belo e as Feras .... vários personagens
• 2002 - Brava Gente .... Detetive Brito/Cego
• 2004 - A Diarista .... Rúbio
• 2005 - Sítio do Picapau Amarelo .... Dr. Saraiva
• 2006 - Sinhá Moça .... Everaldo
• 2007 - Pé na Jaca .... Cigano
• 2008 - Cilada .... Dep. Sandoval
• 2008 - Guerra e Paz .... Padre Santo
• 2009 - Caminho das Índias .... Namit Batra
• 2009 - Chico e Amigos - .... vários personagens
• 2009/10 - Zorra Total .... Alberto Roberto/Justo Veríssimo/Bento Carneiro
• 2010 - Malhação ID .... ele mesmo
• 2011- Chico e Amigos.... vários personagens
• 2011- Zorra Total .... Salomé
Cinema
• 1959 - Entrei de Gaiato
• 1981 - O Mundo Mágico dos Trapalhões .... Narrador
• 1996 - Tieta .... Zé Esteves
• 2009 - Se Eu Fosse Você 2 .... Olavo
• 2009 - Up - Altas Aventuras .... Carl Fredricksen (dublagem)
• 2009 - Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei .... Entrevista
• 2010 - Uma Professora Muito Maluquinha .... Monsenhor Aristides
Personagens
Ver artigo principal: Lista de personagens criados por Chico Anysio
Curiosidades
• Em 1960, o programa Chico Anysio Show, produção de Carlos Manga, passou a ser apresentado em videoteipe. Os comerciais do programa, que também eram "ao vivo", passaram a ser gravados.
• Apaixonou-se pela demissionária ministra Zélia Cardoso de Mello quando ela fez uma aparição em seu programa humorístico.
• No dia 15 de março de 2007, foi lançado no Casarão Cultural Cosme Velho, no Rio de Janeiro, o documentário "Chico Anysio", sobre os 60 anos de sua carreira.
• Em homenagem aos 60 anos de carreira de Chico, Ziraldo reuniu vários cartunistas e criou um livro chamado "É Mentira, Chico?", reunindo caricaturas dos personagens do humorista, além de um DVD da Globo Marcas, com especiais dos programas do Chico, chamado Chico Especial!.
• Em 2008, Chico Anysio recebeu uma homenagem de Rodrigo Scarpa e Wellington Muniz, com seus respectivos personagens Vesgo e Silvio, do programa humorístico Pânico na TV. Eles cobravam sua volta aos humorísticos da Globo com a campanha "Volta Chico!". Vários artistas participaram da campanha e conseguiram sensibilizar os diretores da Globo, pois Chico fez uma aparição.
• Em 2009, Chico foi tema da escola de samba Unidos do Anil, do Rio de Janeiro, desfilando com o enredo "Chico Total! Sou Anil e Faço Carnaval".
Referências
1. ↑ Chico Anysio morre aos 80 anos no Rio de Janeiro. R7 Entretenimento (23 de março de 2012). Página visitada em 23 de março de 2012.
2. ↑ Morre Chico Anysio, um dos gênios do humor brasileiro. Veja (23 de março de 2012). Página visitada em 23 de março de 2012.
3. ↑ Chico Anysio morre aos 80 anos. G1 (23 de março de 2012). Página visitada em 23 de março de 2012.
4. ↑ a b Morre aos 80 anos Chico Anysio. UOL (23 de março de 2012). Página visitada em 23 de março de 2012.
5. ↑ Chico Anysio. Página visitada em 12/01/2011.
6. ↑ Vida - Chico Anysio. Página visitada em 12/01/2011.
7. ↑ Chico Anysio. Página visitada em 12/01/2011.
8. ↑ a b c Perfis / Chico Anysio. Página visitada em 12/01/2011.
9. ↑ Caetano revela: militares gravaram interrogatório a que foi submetido no Rio de Janeiro e pergunta: “Onde estarão estas fitas ?” E mais: o dia em que Chico Anysio se ofereceu para ajudar Caetano a voltar do exílio. Página visitada em 12/01/2011.
10. ↑ "Estou feliz", diz Chico Anysio sobre atuar em novela. Página visitada em 12/01/2011.
11. ↑ Morre a atriz Nancy Wanderley aos 81 anos. Página visitada em 12/01/2011.
12. ↑ 'Dercy de Verdade': Nizo Neto interpreta o pai, Chico Anysio. Página visitada em 12/01/2011.
13. ↑ Rose Rondeli. Página visitada em 12/01/2011.
14. ↑ Bruno Mazzeo - Ator Leva Humor ao Teatro, à TV e às Telas de Cinema. Página visitada em 12/01/2011.
15. ↑ Chico Anysio recebe alta e deixa hospital. Página visitada em 12/01/2011.
16. ↑ Chico Anysio volta ao Zorra Total. Página visitada em 12/01/2011.
17. ↑ Chico Anysio recebe alta após 22 dias internado. Página visitada em 12/01/2011.
18. ↑ a b Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos no Rio. 23/03/2012. Página visitada em 23/03/2012.
Ver também
• Lista de personagens criados por Chico Anysio
• Chico City
• Chico Total
• Chico Anysio Show
• Escolinha do Professor Raimundo
• Estados Anysios de Chico City
• Linguinha x Mr. Yes

quarta-feira, 21 de março de 2012

POLICIA MILITAR FAZ BLITZ NAS RUAS DO CONDE


Na tarde desse domingo (18) a Policia Militar de Conde fez blitz para fiscalizar o trânsito e ver como estão os veículos da cidade.

Cerca de 10 policiais estavam nas ruas do areal e do morro do macaco, uns até com armas de grosso calibre, mas era somente para manter a ordem, tudo seguiu bem e essas ações policiais vão seguir em rotina na cidade de Conde.

terça-feira, 20 de março de 2012

NOTA DE FALECIMENTO


Comunicamos com muito pesar o falecimento, ocorrido nessa terça-feira (19), A Srª. CARMELITA BATISTA QUINTELA, conhecida como carminha, espousa do Sr. MANOEL QUINTELA, conhecido como Decinho Quintela.

A Srª. CARMELITA BATISTA QUINTELA, ficará nas nossas lembranças, pela sua simplicidade, amizade, carisma, e pelo belíssimo exemplo de vida e dedicação as suas amizades.
O corpo foi velado ontem, na sua residência na fazenda camarão no povoado de sempre viva, com a presença dos seus familiares e amigos.
foi sepultada hoje no cemitério do Conde, as 08:00hs.

quinta-feira, 15 de março de 2012

SITIO DO CONDE SEM INTERNET

A nossa equipe do portal do sitio do conde esta há duas semanas sem atualizar o portal, devido à conecção da operadora Tim, porque esta com a conecção ruim.
Aqui peço a compreensão de todos os leitores nesse momento difícil, esperamos que a operadora Tim, regularize a sua conecção o mais rápido possível:
Agradeço desde já pela atenção dos seus diretores e técnicos da operadora Tim; Equipe do portal do conde.

quinta-feira, 8 de março de 2012

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março. É uma data comemorativa para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulher.
A proposta do dia internacional da mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricasde vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.
Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.
Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.
No decorrer nos anos muitas mulheres se destacaram na história, por razões distintas, cada uma delas tem hoje seu nome lembrado.

terça-feira, 6 de março de 2012

TRAJETO A PÉ, MALTRATA MORADORES E TURISTAS NO CAVALO RUSSO.


Moradores e turistas passam dificuldades no trajeto entre barra de siribinha e o cavalo russo, nesse domingo, a nossa equipe visitou um dos atrativos da região do Conde e presenciou, um problema muito grave na passagem que leva até o rio, a areia do chão é muito quente, pessoas que caminham pela areia de sandália sofre muito com o queimou da areia.

SIEPRO RETORNA PARA FAZER CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA O PRÉ-SAL NO CONDE BAHIA.

SIEPRO: Sistema do Profissional CNPJ: 14.219.311./0001-50 WWW.SIEPRO.COM.BR

Prezado (a) Senhor (a)

Convida vossa senhoria morador dessa residência, a comparecer na ESCOLA Dr. SEVERINO VIEIRA, na Praça Altamirando Requião, S/N Centro, Conde Ba, neste sábado, das 09:00 as 17:00 horas do recebimento desta, para promover a inscrição do seu filho ou moradores com idade a partir de 15 (quinze anos), e maiores com idade para o mercado de trabalho.

“O petróleo é nosso e o emprego também"

Programas de treinamentos: Soldador Eletro Revestido 6G e Inglês Instrumental (Conversação) Salário estimados: de R$ 2.200,00 á R$ 8.000,00

Documentação necessária para a inscrição:

CPF DO RESPONSÁVEL;
RG DO RESPONSÁVEL;
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA;

Horário de inscrição:
09:00 ás 17:00 horas (somente este sábado)

Importante:
O aluno, menor de 18 anos, somente poderá se inscrever caso esteja acompanhado de um responsável.

VENDO UM LOTE NA BEIRA DA PRAIA, SITIO DO CONDE

Passeio no cavalo russo, Conde Bahia.

Presidente da colônia Z-31 do Sitio do Conde, passa o domingo juntos com pescadores e marisqueiras no cavalo russo. O domingo (19) foi de muito sol, com uma água cristalina e ao redor o privilégio do verde da natureza.








sábado, 3 de março de 2012

Operadora de celular da VIVO começa a construção da fundação da torre em Sitio do Conde


Finalmente a população de Sitio do Conde alcança a possibilidade real de ter seu primeiro sinal celular. A operadora VIVO, começou nesta quinta-feira 01 de Março de 2012, a construção da base da antena receptadora do sinal celular. Antena da telefonia celular localiza-se no centro da cidade a 20m da da igreja católica que poderá ter mais de 70 m. de altura, pois irá mandar sinal para a cidade de Conde e povoados como Barra do itariri, Villa do Conde, Poças, Siribinha entre outras.

As varias cobranças da população e outras autoridades junto a esta e outras operadoras que já foi comentado neste site com o titulo: Sitio do Conde poderá ter sinal de celular da operadora vivo em breve, foi muito importante para o início do trabalho. A previsão é que a torre esteja erguida e a montagem de equipamentos tecnológicos deve ser concluída ate o final do mês de abril, o Distrito do Sitio do Conde no Município de Conde Bahia já estará ligado ao mundo através da telefonia celular e internet 3G para alegria de todos já que era um sonho antigo.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ficha Limpa vale para eleições deste ano


Depois de quase dois anos e 11 sessões de julgamento, a Lei da Ficha Limpa foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e será aplicada integralmente já nas eleições deste ano. Pela decisão do tribunal, a lei de iniciativa popular que contou com o apoio de 1,5 milhão de pessoas, atingirá, inclusive, atos e crimes praticados no passado, antes da sanção da norma pelo Congresso, em 2010.

A partir das eleições deste ano, não poderão se candidatar políticos condenados por órgãos judiciais colegiados por uma série de crimes, como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e contra o patrimônio público, por improbidade administrativa, por corrupção eleitoral ou compra de voto, mesmo que ainda possam recorrer da condenação a instâncias superiores.

Também estarão impedidos de disputar as eleições aqueles que renunciaram aos seus mandatos para fugir de processos de cassação por quebra de decoro parlamentar, como fizeram, por exemplo, Joaquim Roriz, Paulo Rocha (PT-PA), Jader Barbalho (PMDB-PA) e Waldemar Costa Neto (PR-SP).

A lei barrará também a candidatura de detentores de cargos na administração pública condenados por órgão colegiado por terem abusado do poder político ou econômico para se beneficiar ou beneficiar outras pessoas. Não poderão também se candidatar aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos e funções públicas rejeitadas por irregularidades que configurem ato doloso de improbidade.

Pelo texto da lei aprovado pelo Congresso e mantido pelo STF, aqueles que forem condenados por órgãos colegiados da Justiça, como um tribunal de Justiça, permanecem inelegíveis a partir dessa condenação até oito anos depois do cumprimento da pena. Esse prazo, conforme os ministros, pode superar em vários anos o que está previsto na lei.

Um político condenado em segunda instância, como um tribunal de Justiça, fica inelegível até o julgamento do último recurso possível. Geralmente, o processo termina apenas quando julgado o último recurso contra a condenação no STF. E isso pode demorar anos. Depois da condenação em última instância, ele começa a cumprir a pena que lhe foi imposta, período em que permanece inelegível. E quanto terminar de cumprir a pena, ele ainda estará proibido de se candidatar por mais oito anos.

Julgamento apresentou diversos placares

“Uma pessoa que desfila pela passarela quase inteira do Código Penal, ou da Lei de Improbidade Administrativa, pode se apresentar como candidato?", indagou o ministro Carlos Ayres Britto. Ele explicou que a palavra candidato significa depurado, limpo. O ministro disse que a Constituição Federal tinha de ser dura no combate à improbidade porque o Brasil não tem uma história boa nesse campo.

O julgamento teve diversos placares. Por 6 votos a 5, os ministros julgaram que a Lei vale para fatos ocorridos antes da edição da sanção da lei, em 2010. Para cinco dos ministros, permitir que a lei atingisse fatos que ocorreram antes dessa legislação existir, violaria o princípio da irretroatividade das leis. (Agência Estado)

FICHA LIMPA, CONDE BAHIA.


Será que o Conde só vai ter um único candidato a prefeito?

Novo Ministro da pesca e aquicultura


O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) assumiu o comando do Ministério da Pesca e Aquicultura, no lugar de Luiz Sérgio (PT-RJ). O anúncio foi feito pelo Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (29). O novo chefe da pasta, terceiro que a assume desde o início do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), é o primeiro integrante do PRB, partido que agrega parte da bancada evangélica no Congresso, a ter representante no Executivo federal. Em seu lugar no Senado assume o ex-deputado federal Eduardo Lopes (PRB-RJ). Já o ex-ministro Luiz Sérgio retorna à Câmara dos Deputados. Em nota, o Planalto afirmou que “a mudança permite a incorporação ao Ministério de um importante partido aliado da base do governo”. Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), Crivella foi eleito senador em 2002 pelo Partido Liberal (PL). Depois do escândalo do “mensalão”, que atingiu a sua legenda, ele decidiu formar um novo partido junto com o restante do núcleo evangélico da sigla.

Prazo para atualização do Bolsa Família é prorrogado para 29 de março


O prazo para a revisão cadastral das famílias, que tiveram o benefício do Bolsa Família bloqueado no início do ano, foi prorrogado até o dia 29 de março. A Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) informa que a atualização das informações é importante para o registro da situação das famílias de baixa renda em Salvador e deve ser realizada a cada dois anos.

O aviso é válido para os beneficiários do programa que não realizaram a revisão dos dados, ou tiveram alguma alteração no cadastro, como mudança de endereço, de escola ou renda. Caso não cumpram a convocação para o recadastramento, o benefício será cancelado.

Os beneficiários que necessitam realizar o procedimento receberam avisos em seus extratos bancários de pagamento e devem comparecer ao Centro de Informação e Atendimento Social (Cias), situado na Rua Djalma Dutra; no posto avançado localizado no Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja), na Boca do Rio; e no Previs, localizada na Av. Joana Angélica, n° 399 em Nazaré, das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), aqueles que estão inseridos no cadastro único do governo federal, mas não são beneficiários do Bolsa Família, podem ser inseridos em outros programas, como Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos e aposentadoria para donas de casa.