sábado, 29 de dezembro de 2012

NOTA DE FALECIMENTO

 
 
 
Comunicamos com muito pesar o falecimento, ocorrido nesse quinta-feira (27),  O Sr. HENRIQUE ALVES DOS SANTOS, conhecida como Cawboy.

O Sr. ficará nas nossas lembranças, pela sua simplicidade, amizade, carisma, e pelo belíssimo exemplo de vida e dedicação as suas amizades.
O corpo foi velado hoje durante o dia, na sua residência no Rio das pedras Conde, com a presença dos seus familiares e amigos.
Foi sepultada hoje no cemitério do Conde, as 16:00hs.


A mais de dez anos ele, desenvolvia um projeto de capoeira infantil nas comunidades da pimenteira e vermelho
 
 
 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

MANIFESTAÇÃO DOS PROFESSORES EM RIO REAL

 
 

 
 
Foi um bom presente de Natal, e um excelente final de mandato para um prefeito que se dizia honesto e transparente.
Nesta segunda - feira, dia 24 de dezembro, véspera de Natal, professores reuniram-se no Cine São Vicente em busca de uma solução para a falta de pagamento do décimo terceiro salário e terço férias. Além dos professores, demais funcionários da Educação, porteiros, merendeiras, secretários escolares, pagos com recurso FUNDEB, do município de Rio Real, também estão sem receber seu décimo terceiro.
O Conselho do FUNDEB, o SINTESP e os vereadores não se posicionaram. Os professores de livre iniciativa protestaram pelas principais ruas da cidade levando ao conhecimento da população a inadimplência do prefeito municipal de suas obrigações trabalhistas, e em seguida foram em direção à Prefeitura Municipal afim de buscar uma solução junto ao prefeito Antonio Alves dos Santos, o CARROÇA.
Para fins de esclarecimento da população o Conselho do FUNDEB, é o órgão de acompanhamento e controle social do fundo, o SINTESP, é o sindicato dos funcionários públicos, e para os vereadores fica a pergunta: PARA QUE VOCÊS FORAM ELEITOS? Conselho omisso, sindicato inoperante e vereadores indiferentes à causa. Assim fica difícil!
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, instituído pela Lei 11.494/2007, é uma verba Federal destinada à manutenção e desenvolvimento da Educação e à valorização dos trabalhadores em educação, incluindo, aí, a sua condigna remuneração.
Como se explica a falta de dinheiro no fundo? É de conhecimento de toda população que esta verba é repassada religiosamente todos os meses as contas dos municípios brasileiros, com um único objetivo: pagar as despesas da Educação, incluindo aí o salário dos professores. Se há irregularidades precisam ser investigadas.
Foi negado aos funcionários direitos trabalhistas. Quem é que vai pagar essa conta? Os funcionários que vão deixar de honrar seus compromissos?
Foi um bom presente de Natal, e um excelente final de mandato para um prefeito que se dizia honesto e transparente. Muito irônico!
E o que é pior, dívidas remanescentes da Educação só serão pagas em 2013 se estiverem devidamente empenhadas e com dinheiro em caixa, o que tudo indica não vai acontecer.
Fonte: Rio Real News.
 Professores do municipio de conde, poderia seguir o mesmo exemplo!
 

sábado, 22 de dezembro de 2012

Gêmeas brilham na capa de dezembro da PLAYBOY



Haja saúde! Bruna Marquezine esbanja boa forma em gravação na praia

Atriz gravou ao lado de Duda Nagle (Foto: Salve Jorge/TV Globo)
 
O sol está forte e o calor é de matar... Em um dia desse, nada melhor do que aproveitar a praia, não é mesmo? Mas nada de moleza!
O elenco de Salve Jorge encarou as areias escaldantes nessa sexta-feira, 21/12, para gravar cenas de seus personagens na trama. Na maior empolgação, Bruna Marquezine, Duda Nagle e Dani Moreno se divertiram entre uma cena e outra, em uma praia na Zona Oeste do Rio.
Com corpos invejáveis, o trio, claro, chamou a atenção por onde passou. Durante os intervalos, Bruna até se refrescou com uma aguinha de coco. Confira as fotos!

Lado a Lado: Afonso despreza Isabel

Novela Lado a Lado - www.resumodenovelas.net
 
Segunda-feira, 24/12/2012 - capítulo 91
Afonso despreza Isabel
Laura e Edgar ficam juntos. Carlota insulta Celinha e briga com Alice. Catarina fica com raiva ao saber que a bilheteria esgotou para a primeira apresentação de Isabel. Zé Maria fica constrangido ao ler a matéria no jornal difamando Isabel. Catarina sugere a Fernando vender para outra empresa os tecidos que estão sendo fabricados para os americanos, a fim de prejudicar a fábrica.

Isabel convence Zé Maria a assisti-la no teatro. Afonso despreza Isabel. Berenice pede a Caniço que consiga um ingresso para o espetáculo de Isabel. Alice fica desolada quando Carlota lhe avisa que ela passará um tempo na fazenda de tia Ambrosina. Edgar pergunta para Laura se ela voltará a morar com ele.

 

Salve-Jorge: Junior foge da escola

Novela Salve Jorge - www.resumodenovelas.net
 
 

Filho de Morena é sequestrado por mendigo em "Salve Jorge"

Segunda-feira, 24/12/2012 - capítulo 55
Junior foge da escola
Berna recebe um telefonema de Wanda e disfarça na frente de Mustafa e Helô. Stênio conta para Helô que encontrou Bianca. A delegada questiona Berna sobre o telefonema de Wanda. Miro acerta com Vanúbia para ela trabalhar na laje com os turistas. Zyah sai para comprar roupas para Bianca e ela acha graça. Ayla se declara para Zyah, que fica abalado. Rosângela pede para Russo e Irina deixarem ela e as meninas ligarem para casa por causa do Natal. Theo dá presentes de Natal para Junior.

Morena liga para casa. Theo avisa a Junior que eles vão ficar sem se ver por um tempo. Érica passeia com Ricardo. Um dos seguranças passa mal e Jéssica e Morena pensam em fugir. Galego encontra Jéssica fora do apartamento. Áurea não deixa Junior falar com Theo no telefone. Delzuite lamenta a prisão de Pescoço para Lucimar. Junior foge da escola para ir em Deodoro ver o pai. Morena e Jéssica armam um plano para escapar. Lucimar descobre que Junior não entrou no colégio.

Grazi Massafera e filha vão para a Guatemala: 'Sofia é a minha casa'


Sofia tem só seis meses, mas já esteve em Fernando de Noronha, na Praia da Pipa e, em janeiro, fará sua primeira viagem internacional. É que sua mãe, a atriz Grazi Massafera, não abre mão de ficar perto da pequena, mesmo que sua rotina de trabalho a faça viajar bastante: é o caso de "Flor do Caribe", nova novela das 18h (Rede Globo) de Walther Negrão, com direção de Jayme Monjardim. Grazi embarcará para a Guatemala, onde serão gravadas as cenas dos capítulos iniciais da novela, e o bebê vai junto.

"Minha casa agora é onde minha filha estiver - resume ela" em entrevista ao blog de Patrícia Kogut. Quero ficar coladinha com ela. A saudade que sinto de Cauã (Reymond, seu marido) também é dureza, mas dá para segurar. A gente já se conheceu assim, trabalhando muito. Estamos acostumados, e a saudade funciona até como um temperinho para a relação.

Na novela, Grazi será Ester, uma mocinha "pra cima", como ela explica: " Não é uma daquelas heroínas típicas que se deixam abalar com os revezes da vida. Ela sempre dá a volta por cima. Vai sofrer ao achar que o amor da sua vida, Cassiano (personagem de Henri Castelli), morreu no Caribe.

Saber que Jayme Monjardim (com quem trabalhou em "Páginas da vida", de Maneol Carlos, em 2006) dirigiria a novela e que o autor seria Negrão (de quem fez "Desejo proibido", em 2008) "foi determinante" para que ela topasse o convite para voltar ao ar antes do fim do período de licença-maternidade.

"Jayme é muito delicado, educado, tem um respeito imenso com a equipe. E ele me dirigiu lá atrás, quando eu ainda era muito insegura. Sinto que de lá para cá amadureci. Fico feliz de saber que estou em boas mãos. E a novela é da maior beleza. Gravamos muito, às vezes em locações distantes e com o sol a pino. Mas sempre que vislumbramos a beleza do lugar dá para entender a escolha da locação. Estou muito feliz", concluiu.


Presidente do Vitória diz que não fará "loucuras" por Neto Baiano

 
O retorno do atacante Neto Baiano ao Vitória não é certo. Vontade não falta em nenhum dos lados, mas o problema é dinheiro. A pedida salarial do jogador seria o impedimento, até agora, para um acerto. A negociação prossegue, só que pode esbarrar nisso, já que a diretoria rubro-negra não pretende fugir do orçamento previsto para 2013.

"Nós não vamos fazer loucuras. É um jogador que interessa, que é Vitória e encarna a mística rubro-negra. Temos todo o interesse, mas o salário que ele ganha... Ele saiu exatamente porque o salário que o Japão ia pagar a ele durante o tempo de contrato o Vitória não tinha como pagar. Se ele chegar hoje a valores compatíveis ao que o Vitória pode pagar, nos interessa sim", disse Alexi Portela Júnior, presidente do Vitória, em entrevista à rádio Transamérica.

Vendido pelo Rubro-negro ao Kashiwa Reysol, do Japão, em julho, o goleador está sem espaço no atual clube, que pretende contratar mais um atleta estrangeiro e deseja emprestá-lo. Recebendo R$ 300 mil de salário, teria pedido R$ 120 mil ao Vitória, que gostaria de pagar menos. Existe ainda um suposto interesse do Sport, rebaixado à segunda divisão este ano.

Enquanto negocia com Neto Baiano, a direção do Vitória já apresentou Lúcio Maranhão, terceiro maior artilheiro do Brasile em 2012. O clube tentou renovar com William, mas ele acabou fechando com a Ponte Preta. Elton está fora dos planos e também deixou a Toca do Leão. Além de Lúcio, o técnico Caio Júnior conta com o jovem Alan Pinheiro para o comando de ataque no início da temporada 2013.

Três dias após inauguração, estátua de Jorge Amado sofre depredações


Nem bem foi inaugurada - obra chegou no Largo da Dinha, no Rio Vermelho, nesta quarta-feira (19) - a escultura em tamanho real de Jorge Amado, Zelia Gattai e seu cachorrinho, Fadul, já foi registrada com sinais de depredação.

Em foto publicada pelo internauta Tato Lemos em seu perfil do Facebook, o rosto do escritor imortalizado na escultura do artista plástico Tatti Moreno aparece com o símbolo da anarquia e outros traços riscados a mão.

A imagem, publicada por volta das 12h deste sábado (22), já gerou forte repercussão nas redes sociais. "A Bahia que vivemos não tem mais dignidade" testemunhou o internauta ao divulgar a imagem.

Incêndio no Polo Petroquímico de Camaçari atinge a Bahia Pulp

O incêndio na região do Polo Petroquímico de Camaçari atingiu parte da empresa Bahia Pulp, especializada na produção de celulose, no fim da tarde deste sábado (22). De acordo com Wellington Leonardo da Silva, supervisor da Defesa Civil do município, um depósito de madeira da indústria, que fica em frente à sede, foi atingido pelas chamas. Ele estima que pelo menos 70% do material foi destruído.

As chamas também se aproximaram das instalações da fábrica da Ford, mas não chegaram a atingir o complexo automobilístico.

De acordo com a Defesa Civil, o incêndio ainda está ocorrendo, mas o corpo de bombeiros de Simões Filho, que atende a região, conseguiu controlar as chamas e segue no processo de resfriamento.

Segundo a TV Bahia, cerca de 50 homens e todas as viaturas das brigadas de incêndio das indústrias da região. Divesos carros-pipa também estão sendo utilizados para molhar a vegetação e evitar que as chamas, que atingiram vinte metros de altura, se alastrem.

O incidente teve início na noite desta sexta-feira (21), quando a situação já havia sido normalizada pelo corpod e bombeiros, mas as chamas retornaram no fim da manhã deste sábado. "Mesmo quando a ocorrência está finalizada, sempre restam algumas brasas e o incêndio pode retornar", explica Wellington Araújo.
 
 
Fonte: correiro

'O presente maior foi tratar a cidade por igual', diz prefeito sobre gestão


Depois de quase oito anos governando Salvador, João Henrique, tem apenas pouco mais uma semana no cargo de prefeito da terceira maior capital do país. Em entrevista à TV Bahia, afiliada da TV Globo, o prefeito falou sobre os dois mandatos e disse que o feito mais importante que ele deixa é uma cidade mais igual para os soteropolitanos.

“A Salvador do centro, a Salvador da cidade alta, tinha tudo, mas a Salvador do subúrbio, a Salvador da Cidade Baixa, das ilhas de Maré, Paramana, Bom Jesus, essas não tinham nada. Essa Salvador era completamente esquecida por parte das autoridades. Então, eu acho que esse foi o grande legado imaterial que eu acabei deixando nesse oito anos. A cidade toda tratada como uma única cidade. Todos nós temos direitos e deveres de cidadão como irmãos, moradores de uma única cidade”, disse.
Sobre as dificuldades que enfrentou durante a gestão da capital baiana, João Henrique destacou a baixa receita per capita de Salvador. Ele falou ainda sobre o que gostaria de ter feito durante os anos que este à frente da prefeitura de Salvador. “Dificuldades eu diria que o ponto número um é a baixíssima receita per capita de Salvador. Nós temos uma população que mora 70% de forma informal. Então, essas habitações informais não contribuem. E essa população cresce em uma razão de 60 a 100 mil novos moradores por ano. Quando a seca é muito forte no interior da Bahia, como foi este ano, a previsão é de cem mil novos moradores em Salvador, quando se fechar o ano agora em dezembro. Só que uma cidade que recebe um acréscimo populacional desta razão, sobretudo quando a seca é mais forte no interior da Bahia, e não tem receita, de fato, a equação é muito difícil”, afirmou.

Durante a entrevista, o prefeito de Salvador ressaltou que deu presentes pontuais à cidade e citou obras realizadas durante os últimos oito anos. “Foram muitos presentes pontuais. O presente maior foi tratar a cidade toda por igual, agora, houve muitos presentes pontuais. Eu diria que a travessia marítima Plataforma/ Ribeira, que estava desativada há 30 anos, nós a reativamos. O novo canteiro azul da Bonocô [Avenida], que está lindo, esperando somente inauguração do metrô. Nós tivemos a nova Centenário [Avenida], o novo Imbuí, a nova Vasco da Gama, que está ficando linda também. Fechamos canais que provocavam grandes alagamentos na cidade nesses três lugares e na Cidade Baixa. Várias áreas da Cidade Baixa nós corrigimos esses alagamentos com recursos federais. Várias encostas, contenção de encostas, em Salvador, pode ver que não se morre mais 20, 30, 40 famílias, como eram soterradas com as chuvas que caiam em Salvador. Hoje não tem mais essas tragédias, graças a Deus, por causa de todo um trabalho de prevenção que nós fizemos durante esses oito anos em Salvador. Então, em todas as áreas, da urbanização, 600 novas praças nós fizemos em oito anos. Seis pistas de skate. Salvador não tinha uma pista de skate, hoje tem seis pistas de skate, duas de capacidade para receber competições internacionais, duas pistas de bicicross, uma na praça de Guaratuba, em Stella Maris, e uma em Piatã, na frente do mar. Enfim, os ônibus amarelinhos a R$ 1, que transitam bairro a bairro facilitando a vida das pessoas. Agora, vamos entregar na próxima semana os trens do subúrbio com ar condicionado. Coisa que em Salvador do centro não tem e a Salvador do Subúrbio vai ter, transporte coletivo com ar condicionado. Estaremos entregando na próxima semana o primeiro trem do Subúrbio já com ar condicionado. Os estudantes das ilhas não viam estudar no continente porque não podiam pagar os barcos. Há oito anos que nós pagamos os barcos e 1.500 estudantes são trazidos diariamente para estudar em Salvador, tendo novos horizontes para o futuro. Então, foram muitas conquistas pontuais. Eu levaria muito tempo aqui para lhe narrar todas elas”, pontuou prefeito.

Pojuca: “Vamos queimar o título de eleitor, já que não serve para nada”


Após protestarem na BA-093 na manhã deste sábado (22), contra a diplomação da prefeita de Pojuca Gerusa Laudano, a população organiza novas manifestações para chamar atenção do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Manifestantes prometeram fechar a Av. Paralela na próxima quarta-feira (26), para solicitar aos órgãos competentes que uma nova eleição seja aberta. “Queremos que seja aberto um novo processo de eleição para prefeito na cidade, já que Gerusa Laudano teve menos de 50% dos votos válidos, assim como foi feito em Camamu, seguindo o artigo 224 do código eleitoral. Porque a lei não está sendo aplicada em Pojuca? Vamos protestar na porta do TRE”, disse o presidente da Câmara do Município, Edmar Cordara Farias (PDT). De acordo com o presidente do PSB de Pojuca, José Carlos Neri a prefeita foi diplomada pelo juiz Marcelo Lagrota com 4.880 votos apenas. Dr. Toinho foi eleito com mais de 10 mil votos a frente, ou seja, mais de 73% dos eleitores. “A população está revoltada porque nesse caso, deve haver nova eleição. O povo não aceita uma prefeita que tem esse índice de rejeição. Democracia é feita pelo povo”, explicou o primeiro suplente da coligação. Os manifestantes prometeram ainda um ato público neste sábado (22), às 19h, na praça ACM, localizada no centro da cidade. “Vamos estar vestidos de preto e levando nas mãos velas brancas, juntamente, com todos os vereadores eleito e reeleito da cidade”, afirmou o professor Mario Alberto. O Tribunal Superior Eleitoral divulgou na tarde deste sábado (22), as hipóteses que impedem a diplomação de candidatos a prefeito poder ou não ser diplomados e tomar posse a partir de 1º de janeiro de 2013. Segundo o órgão, as proposições variam de acordo com o andamento de seus processos na Justiça Eleitoral e o resultado do pleito. De acordo com a publicação, o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos e concorreu com o registro negado, com indeferimento mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não pode ser diplomado e, consequentemente, empossado. Assim, um novo pleito, por meio das chamadas eleições suplementares, terá de ser realizado. “A partir desta determinação do TSE, entendemos que a diplomação da prefeita Gerusa Laudano, com apenas 20% dos votos, foi uma decisão arbitrária do juiz da comarca de Pojuca”, complementou o presidente da Câmara do Município.

(Bocão News)

TRAILER DO FIM DO MUNDO 2012 - Narrado por Galvão Bueno


Pojuca: Protesto contra diplomação de prefeita interdita pista

Pojuca: Protesto contra diplomação de prefeita interdita pista

Um grupo de manifestantes resolveu fechar a BA-93, nos dois sentidos, em Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, em protesto contra a diplomação da prefeita Gerusa Laudano (PSD). Na eleição de outubro, a candidata obteve 92,28% dos votos válidos (cerca de 23% do total), mas o pleito foi impugnado por ter registrado 16.085 sufrágios nulos, ou seja, 72,92% das indicações. A manifestação acontece em repúdio à decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) de diplomar Gerusa. Com faixas e pneus queimados, os rebelados cobram a realização de uma nova eleição na cidade. Com o ato, o trânsito segue bloqueado na rodovia, tanto para quem segue para a capital quanto para quem vai em direção a Alagoinhas e municípios do interior.

Salinas da Margarida: TSE concede liminar para empossar prefeito eleito

Salinas da Margarida: TSE concede liminar para empossar prefeito eleito

O prefeito eleito de Salinas da Margarida, Jorge Castelluci, conhecido como Jorginho do PV, conseguiu uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser diplomado e empossado no cargo de prefeito do município, localizado no Recôncavo baiano. A liminar foi concedida pelo ministro Marco Aurélio na última quarta-feira (19) para assegurar que a ausência da certidão de segundo grau da Justiça Federal não é exigida para os candidatos que não possuem foro especial. O registro da candidatura de Castelluci foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por não ter apresentado o documento em momento oportuno. A decisão de Marco Aurélio foi baseada na jurisprudência do TSE para os postulantes que não possuem foro por prerrogativa de função. Em outubro, o pevista foi eleito com mais de 50% dos votos válidos.

PRAIA DO SITIO DO CONDE BAHIA


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Indústria de coco investe R$ 200 milhões no município de Conde


A partir de janeiro de 2013, o Grupo Aurantiaca, que está investindo R$ 200 milhões no município de Conde, inicia a produção de fibra de coco, cuja utilização é diversificada, servindo desde ao segmento automotivo até petrolífero. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Piet Henk Dörr, e pelo vice-presidente, Roberto Lessa, ao secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, nesta sexta-feira (21), durante encontro na secretaria. Os executivos apresentaram as ações em curso para a construção da indústria do grupo, cuja obra está 85% concluída e que produzirá, além de fibra de coco, água de coco e óleo de coco. A Bahia é líder nacional em produção de coco e o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial. No ano de 2010, o estado produziu mais de 500 milhões de frutos, gerando um volume superior a R$ 220 milhões e mais de 240 mil postos de trabalho. A produção de coco é um assunto que vem merecendo atenção por parte do secretário do Planejamento. De acordo com Gabrielli, a Bahia é favorecida com condições ideais para o desenvolvimento dos coqueiros. “Temos terrenos arenosos na maior parte da faixa costeira e sol forte”. Ele sinaliza que essas condições físicas encontradas no estado representam uma potencialidade para que a comercialização do coco ocorra durante todo o ano.

Os casos em que candidatos a prefeito podem ou não tomar posse em janeir...


Confira as hipóteses que impedem a diplomação de candidatos

Fachada da nova sede do TSE. Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE
 
As hipóteses em que candidatos a prefeito podem ou não ser diplomados e tomar posse a partir de 1º de janeiro de 2013 variam de acordo com o andamento de seus processos na Justiça Eleitoral e o resultado do pleito.
O candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos e concorreu com o registro negado, com indeferimento mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não pode ser diplomado e, consequentemente, empossado. Assim, um novo pleito, por meio das chamadas eleições suplementares, terá de ser realizado (veja abaixo os TREs que já agendaram eleições do tipo).
Enquanto essas eleições não forem realizadas, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade exerce a função de prefeito.
Se o candidato obteve menos de 50% dos votos válidos e também concorreu com o registro negado pela Justiça Eleitoral, ele não pode ser diplomado ou empossado. Nesse caso, o segundo colocado no pleito, que esteja com o registro concedido, assume a Prefeitura.
Candidatos que concorreram com o registro concedido, porém impugnado, podem ser diplomados e empossados enquanto o recurso não for julgado em definitivo na Justiça Eleitoral.
Em nenhuma hipótese se permite a prorrogação do mandato dos atuais prefeitos. Além disso, o candidato a vice-prefeito nunca assume o cargo de chefe do Executivo municipal no caso de morte ou renúncia do candidato a prefeito já eleito, mas que não tenha sido empossado.
É sempre o presidente da Câmara de Vereadores da cidade que assume no caso de o candidato com maior número de votos não poder ser empossado.
Veja abaixo os cinco TREs que marcaram eleições suplementares:
Espírito Santo – dia 3 de fevereiro de 2013 - Resolução TRE-ES 323/2012
- Guarapari
Santa Catarina – dia 3 de março de 2013 – Resolução TRE-SC 7.782/2012
- Criciúma
- Balneário Rincão
- Campo Êre
- Tanguará
Rio Grande do Sul – dia 3 de março de 2013 – Resolução TRE-RS 220/2012
- Erechim
- Eugênio de Castro
- Novo Hamburgo
Minas Gerais – dia 7 de abril de 2013
- Biquinhas – Resolução TRE-MG 909/2012
- São João do Paraíso – Resolução TRE-MG 910/2012
Mato Grosso do Sul – dia 3 de março de 2013 – Resolução TRE-MS 493/2012
- Bonito

EM, RR/LF

Prefeito reeleito de Santa Cruz Cabrália é afastado do cargo

Prefeito reeleito de Santa Cruz Cabrália é afastado do cargo

O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes (PT), foi afastado do cargo nesta sexta-feira (21) pela juiz da comarca local Rafael Siqueira. O gestor foi denunciado por improbidade administrativa pelo Ministério Público (MP) . De acordo com o site Radar 64, no fim da manhã desta sexta, oficiais da justiça, com apoio de policiais militares e policiais civis, estiveram no prédio da prefeitura para notificar o prefeito. O petista foi reeleito nas eleições municipais de outubro. Em novembro, Jorge Pontes foi condenado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) a ressarcir os cofres públicos municipais, com recursos pessoais, no montante total de R$ 204 mil. Esta é a segunda vez que o alcaide é afastado de sua função.

Saubara: Regovada medida liminar que pede bloqueio das contas da prefeitura

A juíza da Comarca de Santo Amaro, Barbara Correia de Araujo Bastos, revogou nesta sexta-feira (21) a decisão liminar que pedia o bloqueio da conta-salário da prefeitura de Saubara, no Recôncavo baiano. A medida havia sido determinada pela própria magistrada na última quinta (20). Segundo a assessoria jurídica do município, a revogação ocorreu pois “as irregularidades apontadas pelo Ministério Público, em verdade, não existem”. “Todos os funcionários da Administração estão com os seus respectivos salários ‘em dia’, inexistindo qualquer atraso na folha de pagamento da Prefeitura de Saubara. Tal fato, devidamente comprovado, motivou a Magistrada a rever a decisão anteriormente concedida”, explicou a assessoria em nota.

Justiça afasta prefeito de Eunápolis da vida pública, mas mulher deverá colocá-lo de volta

Justiça afasta prefeito de Eunápolis da vida pública, mas mulher deverá colocá-lo de volta

O prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), afastado do cargo no início de dezembro e condenado a três anos e três meses de prisão pela Justiça, além de estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa e estar inelegível por cinco anos, não ficará longe muito tempo de um gabinete de prefeito. De acordo com o site Radar 64, o vereador de Porto Seguro Aliomar Bittencourt, aliado do grupo da prefeita eleita, deputada Cláudia Oliveira (PSD), tentará colocar em votação antes do recesso parlamentar, uma emenda à Lei Orgânica para permitir que Robério seja nomeado Secretário de Relações Institucionais do governo que será comandado pela sua mulher. Entre as acusações que levaram o político a diversas condenações por atos de improbidade administrativa estão, segundo o Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o ex-gestor pagou, entre os anos de 2005 e 2007, cerca de R$ 1,9 milhões por serviços que não foram totalmente realizados em Eunápolis, além de utilizar verba do Fundo Municipal de Saúde (FMS), enviado pelo Ministério da Saúde, para quitar despesas de combustível com a frota da limpeza e coleta de lixo de veículos particulares. Já a futura gestora do município da Costa do Descobrimento, que aparece em um vídeo 'brincando' com a possibilidade de desviar verba pública, se despediu nesta quinta (20) do seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Diversos apartes calorosos foram feitos pelos colegas do Parlamento que exaltaram o seu trabalho à frente do Legislativo baiano. No vídeo divulgado pelo jornal O Globo, Cláudia Oliveira diz que pedirá R$ 2 bilhões para construir uma ponte, mas só investirá metade. “Um bilhão eu fico", disse para a câmera filmado pelo marido.

Paulo Azi subsitui Aleluia na presidência do Democratas

Paulo Azi subsitui Aleluia na presidência do Democratas

O deputado estadual Paulo Azi é o novo presidente estadual do Democratas. Ele substitui José Carlos Aleluia, que deixa a presidência do partido para assumir a secretaria municipal de Urbanismo e Transporte, na gestão do prefeito eleito ACM Neto, a partir do dia 1º de janeiro. A escolha de Azi foi feita durante a reunião do Diretório Estadual e Comissão Executiva, realizada na tarde desta sexta-feira (21) na sede do Democratas, que contou com a participação do prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo, e do ex-deputado Jorge Khoury. “Paulo vem fazendo um excelente trabalho na liderança da minoria na Assembleia Legislativa. É um político competente, dedicado e querido. Não houve ressalvas na escolha de seu nome. Não tenho dúvidas que realizará um trabalho ainda melhor para o fortalecimento do partido”, afirmou José Carlos Aleluia. Paulo Azi, por sua vez, acredita que suceder Aleluia será um grande desafio. “É uma missão difícil, mas vou me esforçar para dar continuidade ao fortalecimento do Democratas na Bahia. Nossa meta é fortalecer e preparar o partido para 2014, sempre em sintonia com os anseios do povo baiano”, disse o novo presidente da legenda. 

Banco Central fabrica moedas de R$ 0,50 com inscrição de R$ 0,05

Banco Central fabrica moedas de R$ 0,50 com inscrição de R$ 0,05

Os bancos e instituições financeiras serão obrigadas a trocar todas as moedas de 50 centavos, fabricadas com defeito pelo Banco Central. Os metais apresentam a coloração prateada, a inscrição 2012 no reverso e a figura do Barão do Rio Branco no anverso, como toda moeda de 50 centavos. No entanto, faltou um zero depois do cinco e as moedas parecem ser, na verdade, de 5 centavos. Segundo a Casa da Moeda, pode haver até 40 mil unidades defeituosas circulando, o que equivale a duas horas de produção de um único equipamento. A instituição afirma, em nota, que determinou a abertura de uma auditoria investigativa e sindicância para apurar o ocorrido. Além disso, o departamento de controle de qualidade da empresa deve aprimorar o processo de cunhagem de moedas e a verificação final do produto.

Santa Luzia: Justiça bloqueia repasse do Fundeb para garantir pagamento dos professores

Santa Luzia: Justiça bloqueia repasse do Fundeb para garantir pagamento dos professores

 A Justiça determinou nesta quinta-feira (20) o imediato bloqueio de 60% das cotas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) depositadas na conta da prefeitura de Santa Luzia, no sul baiano. A decisão, a pedido do Ministério Público, foi acatada pela juíza Emanuele Vita Leite Armede, após constatar a suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino. Há três meses os estudantes não vão às escolas porque os professores se recusam a trabalhar sem receber os salários. A medida restabelece as aulas e garante a conclusão do ano letivo de 2012. Na decisão, a juíza determinou que a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil procedam o imediato bloqueio das cotas do Fundeb. A retenção não deve incidir em verba destinada ao repasse do duodécimo, precatórios ou outras ordens judiciais de pagamento, convênios com a CEF, governo federal e estadual, e pagamento de INSS, FGTS e Imposto de Renda. “Não havendo verba do fundo, que seja procedido o bloqueio quando foram registrados os próximos depósitos”, diz a magistrada. O descumprimento da decisão acarretará multa diária de R$ 1 mil.
Saubara: Justiça determina bloqueio de conta-salário da prefeitura
Prefeito Bolinha está inelegível por 8 anos
A juíza da Comarca de Santo Amaro, Barbara Correia de Araujo Bastos, determinou nesta quinta-feira (20) o bloqueio da conta-salário da prefeitura de Saubara, no Recôncavo baiano. A magistrada acatou pedido feito pelo Ministério Publico que denunciou o prefeito Antonio Raimundo de Araujo (PTB), conhecido como Bolinha, por atraso de três meses no pagamento dos salários dos servidores municipais. Bolinha ainda teve o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que opinou pela rejeição, referente ao exercício de 2011, acatado pelos vereadores de Saubara e está inelegível pelos próximos oito anos.

Rodovias estaduais terão operação especial no Natal e Réveillon

Rodovias estaduais terão operação especial  no Natal e Réveillon
551 PMs atuarão nas BA's
A Polícia Rodoviária baiana lançará neste sábado (22), às 10h, no Posto Rodoviário de Arembepe, na BA-099 – Estrada do Coco – a operação especial para o Natal e Réveillon nas rodovias estaduais. A ação intregra a Operação Verão da Polícia Militar da Bahia. De acordo com a corporação, 551 PMs serão empregados nos postos rodoviários e em barreiras de abordagens. Viaturas de quatro e duas rodas farão rondas itinerantes nas estradas. Os agentes terão à disposição etilômetros e radares estáticos em pontos estratégicos das vias. A medida visa o controle, a fiscalização, o ordenamento e a segurança do tráfego. A Operação Natal terá início na manhã do sábado (22) e seguirá até quarta-feira (26). A Operação Réveillon será do dia 29 de dezembro até 2 de janeiro.

Joaquim Barbosa rejeita prisão imediata de réus condenados do mensalão


 presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, rejeitou nesta sexta-feira (21) o pedido de prisão imediata dos condenados no julgamento do mensalão. O pedido foi feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, na noite de quarta-feira. Gurgel queria que a prisão ocorresse antes mesmo do trânsito em julgado da ação, ou seja, antes da análise dos recursos que a defesa ainda pode apresentar. Como as atividades do tribunal foram encerradas na quarta para o recesso, a decisão foi tomada por Joaquim sem consulta aos demais ministros. O STF volta a funcionar plenamente apenas em fevereiro de 2013. Roberto Gurgel pediu a prisão imediata dos réus condenados a pena de prisão – 22 ao todo. Na decisão, Joaquim ressalta que a jurisprudência do STF é no sentido de que os condenados em ação penal só devem ser presos após o julgamento de todos os recursos possíveis, algo que ainda não correu no caso.

ACM Neto procura técnicos para secretarias de Gestão e Casa Civil


A reserva que acompanhou todo o processo de formação do primeiro escalão da Prefeitura de Salvador se mantém para a escolha dos dois últimos integrantes do secretariado, que deverão ocupar as secretarias da Casa Civil e de Gestão. De acordo com o prefeito ACM Neto (DEM), existem alguns nomes sendo analisados, porém nenhuma definição ainda. A perspectiva é que até o próximo dia 27 os nomes sejam divulgados, com o perfil estritamente técnico. “Esses dois cargos serão ocupados por técnicos. Prefiro não falar nomes ou fazer especulação, pois ainda estamos conversando. No dia 28 faremos um workshop com os secretários e eles participarão do evento, portanto, o anúncio deve acontecer antes”, assegurou o ainda deputado federal ACM Neto – a carta de renúncia, datada de 31 de dezembro, está pronta em Brasília. Ontem, o site Bahia Notícias trouxe o nome do ex-secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Roberto Moussallem de Andrade, como um dos possíveis titulares da Casa Civil. Moussallem atualmente é gerente do Departamento de Infraestrutura e Energia da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e atuou na Bahia durante a administração de Paulo Souto.

Paulo Azi é escolhido para presidência do DEM na Bahia


O deputado estadual Paulo Azi, líder da minoria na Assembleia Legislativa, será o novo presidente do DEM na Bahia. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (21) em reunião, realizada na sede do partido, no Costa Azul. Em conversa com o Política Livre, o deputado afirmou que houve um consenso da Executiva estadual do partido em torno do seu nome, além de ter sido uma indicação do José Carlos Aleluia, que deixa a presidência no dia 1º de janeiro para assumir a Secretaria de Urbanismo e Transporte da gestão do prefeito eleito ACM Neto (DEM). O próximo gestor de Salvador determinou que todos os secretários que ocupassem cargos na direção de partidos deveriam deixá-los para exercer com plenitude a função que terão no primeiro escalão. Marcaram presença na reunião o prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo, e o presidente do DEM em Salvador, Heraldo Rocha.

PP quer vaga de vice-governador em 2014; João Henrique estaria descartado


Durante o encontro com o PP, terceiro partido em número de prefeitos eleitos na Bahia, o governador Jaques Wagner (PT) agradeceu o apoio da legenda e ouviu do deputado federal Mário Negromonte que o partido tem representatividade política para ocupar a vaga de vice-governador na próxima disputa. Os nomes mais cotados para a vaga são o do próprio Negromonte e o e do também deputado federal, João Leão. O atual gestor, João Henrique, que é filiado ao partido não estaria na lista.

Fipe diz que 3,5 milhões de turistas virão à Bahia neste verão

 
Além dos 3,5 milhões de visitantes, 2 milhões de baianos devem circular pelas zonas turísticas da Bahia durante a alta estação
As perspectivas de aumento do número de turistas em toda a Bahia marcam a chegada oficial do verão nesta sexta-feira (21). Segundo dados da última pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizada em 2011, o estado deve receber cerca de 3,5 milhões de visitantes vindos de outros estados brasileiros e de outros países. Além desse contingente de visitantes, 2 milhões de baianos devem circular pelas zonas turísticas do próprio estado no período da alta estação, que se estende até março do próximo ano, principalmente durante os festejos do Réveillon e do Carnaval. De acordo com a Infraero, o aumento no movimento dos aeroportos de Ilhéus e Salvador deve ser 15% maior que o medido na temporada passada. Já os cruzeiros marítimos, devem trazer mais de 300 mil visitantes a Salvador e Ilhéus até maio de 2013.
 

Dieckmann ficará quase até o fim de "Salve Jorge" e morrerá para salvar Morena

 
 
Carolina Dieckmann ficará mais tempo em "Salve Jorge" (Globo). A participação da atriz será mesmo maior do que esperado, mas a sua personagem, Jéssica, terá o fim inicialmente planejado pela autora do folhetim, Glória Perez.

Segundo publicou nesta sexta-feira (21) o jornal Folha de S.Paulo, Jéssica ficará quase até o fim da trama e terá uma morte violenta e comovente.

Ela morrerá para salvar a protagonista Morena (Nanda Costa). Jéssica faz parte do núcleo de tráfico de pessoas.

Quadro de saúde do músico Dominguinhos permanece grave

 
O músico Dominguinhos, 71 anos, segue internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Coronária do Hospital Santa Joana, no Recife.

De acordo com boletim médico divulgado nesta sexta-feira (21), Dominguinhos continua sedado, respirando com a ajuda de aparelhos. Ele continua sendo tratado da infecção respiratória e arritmia que o levaram à internação, na segunda-feira (17).

Ainda de acordo com a nota, "o paciente não apresentou intercorrências e encontra-se com quadro mais estável no dia de hoje". Não há previsão de alta.

O músico luta contra um câncer de pulmão, apresentava um quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca.

No último dia 13, Dominguinhos fez show em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, em Exu, no interior de Pernambuco.

Instrumentista, cantor e compositor, José Domingos de Morais ganhou a primeira sanfona de Luiz Gonzaga, que o consagrou como herdeiro artístico.

Dona Canô retorna para Santo Amaro após receber alta médica

 
Dona Canô teve alta nesta sexta-feira (21), apesar de ter sofrido uma pequena alteração no sistema respiratório na noite desta quinta-feira (20), segundo informações da assessoria de comunicação do Hospital São Rafael.

Segundo nota divulgada pelo hospital, Dona Canô atingiu um estágio de estabilidade minimamente satisfatório para garantir a saída do hospital para uma assistência domiciliar com cuidados avançados.

A decisão, ainda segundo o hospital, foi tomada de modo consciente pela família para possibilitar o desejo de D. Canô de passar esse momento de sua vida em um ambiente familiar.

Canô, que tem 105 anos, é mãe seis filhos, entre eles os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia e todos eles estavam em Salvador para acompanhar o estado de saúde dela.
 
Em sua conta no Twitter, Caetano divulgou a informação de que a matriarca da família Veloso estava fora do hospital e chegando em sua cidade, Santo Amaro, a 72 quilômetros de Salvador, para ficar recebendo atendimento médico em casa.

Uma outra filha da matriarca, Mabel Veloso, acrescentou por telefone a informação de que a mãe retornou para Santo Amaro em uma ambulância e que a família está muito feliz por causa da alta médica e por poder levá-la de volta para a cidade em que vive.
Dona Canô terá à sua disposição, em casa, uma equipe multidisciplinar de saúde formada por profissionais de diversas áreas: assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos e psicólogos. O atendimento será feito através de visitas períodicas, orientações e avaliações.
Ela foi internada no último sábado (15) por causa de uma isquemia cerebral transitória, um déficit neurológico causado geralmente pela diminuição do fluxo sanguíneo até a região do cérebro. Outra causa é a presença de coágulos nos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação no sangue e o tráfego de oxigênio.
 
 
 

Homem entrou em prédio dizendo que faria surpresa à esposa antes de matá-la

 
Anderson Nunes pediu para que funcionária de um laboratório abrisse o portão do prédio para que ele pudesse fazer uma surpresa para comemorar o dia de casamento


O delegado titular da 23ª Delegacia Territorial (23ª DT/Lauro de Freitas), Joelson Reis, ouviu nesta sexta-feira (21) o depoimento da funcionária que abriu a porta do prédio para que Anderson Coelho Nunes, de 36 anos, entrasse à clínica de fisioterapia onde sua mulher, Clarissa Vieira Nunes, trabalhava. Após garantir o acesso, ele assassinou a esposa a tiros e cometeu suicídio na última terça-feira (18).

De acordo com o delegado, a funcionária, de prenome Itana, disse que Anderson chegou no prédio e tocou a campainha de um laboratório, uma outra empresa que fica no primeiro andar e divide o acesso com a clínica Galleria Corpore, onde o crime aconteceu. Ele teria se identificado como marido de uma fisioterapeuta da clínica, que funciona no andar de cima, e dito que estava querendo fazer uma surpresa de aniversário de casamento para a esposa.

"Ela disse que Anderson chegou muito tranquilo e educado, sem nada nas mãos, dizendo que não queria ser identificado por causa da surpresa", conta Joelson Reis, explicando que o assassino não poderia tocar a campainha da clínica em que a esposa trabalhava porque poderia ser visto através das câmeras de segurança e Clarissa poderia não querer abrir a porta. Ele ainda teria dito o nome do proprietário do prédio para Itana, para provar que não era um estranho.

Mesmo sem conhecer Anderson e nem a fisioterapeuta, Itana permitiu o acesso do homem. Ela afirmou ter ouvido os disparos pouco tempo depois e corrido para o fundo do laboratório em que trabalha. Quando os tiros pararam, ela retornou para a frente a tempo de ver Anderson sair correndo do prédio, entrar em um veículo Gol de cor branca e fugido.

Itana não sabia ainda, mas Anderson havia matado a esposa, com quem vivia há 15 anos, e estava indo cometer suicídio com um tiro na boca, em frente à residência onde o casal morava, no condomínio Albatroz, em Jauá.

Segundo informações da 23ª Delegacia, os dois estavam vivendo separados há pouco tempo e estavam com o divórcio em andamento. A principal suspeita é a de que se trate de um caso de crime passional. O casal tinha três filhas, com idades entre 4 e 13 anos.
 
 
Anderson teria dito que faria surpresa à esposa para entrar na clínica.
Possível testemunha ocular será ouvida
Uma outra funcionária, que trabalha na Galleria Corpore, não compareceu para prestar depoimento nesta sexta-feira (21), segundo Joelson Reis. Ela estaria dentro da clínica no momento do crime e pode ter sido testemunha ocular do ocorrido. "Ela será intimada ainda hoje ou no início da semana que vem. A expectativa é que até a próxima quinta-feira ela seja ouvida", afirmou o delegado.

O administrador do prédio em que o estabelecimento funciona também foi ouvido pelo delegado, mas este apenas disse que não conhecia bem o casal, mas que aparentavam ser pessoas muito tranquilas, sem qualquer sinal de desavenças.

O corpo de Clarissa foi enterrado na tarde desta quarta-feira (19) no cemitério Jardim da Saudade.
 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Prefeitos, vereadores e suplentes são diplomados na manhã desta quarta


  
Prefeita eleita - Marly Madeirol: Diplomada 





 Paulo Maderol e a prefeita eleita Marly Madeirol
 
 A diplomação de prefeitos e vereadores eleitos em Conde – aconteceu nesta
 quarta-feira, 19/12, no Fórum Raul Soares Gomes no município de Esplanada.
Foi diploma a prefeita eleita do munícipio do Conde Marly Madeirol e os
vereadores eleitos
A cerimônia foi presidida pelo juiz eleitoral George James Costa Vieira.
Contou também, com muitos populares de ambos os municípios.
Foram diplomados também, os prefeitos eleitos da região de
 Esplanada e Acajutiba.

Vice-prefeito eleito: Diplomado
 
Vereador eleito - João Flores: Diplomado
 
Vereador eleito - Jânio Oliveira: Diplomado
 
Vereadora eleito - Margarethe: Diplomada
 
Vereador eleito - Paulo Cezar o terceiro mais votado: Diplomado
 
Vereador  eleito - Luiz de Lira: Diplomado
 
Vereador eleito - Walter Mendes o mais votado: Diplomado
 
Vereador eleito - Marcos Mendes: Diplomado
 
Vereador eleito - Jeuvam: Diplomado 
 
Vereador eleito  - Orlando Bezerra: Diplomado
 
Vereador eleito segundo mais bem votado - Pastor Ray: Diplomado
 
Vereador eleito - Ricardo do Cangurito: Diplomado
 
Obs: O 1º Suplente não se compareceu na cerimônia
 2º Suplente não foi fotografada 
 
3º Suplente - Alaecio Reis: Diplomado
 
 
veja outras fotos da cobertua total:
 
Vereador eleito com sua espousa e mãe
 
Vereadores do Conde
 
 
 Familiares dos eleitos e convidados
 
 
O vice - prefeito Edmir Lima e o Vereador Walter Mendes
 
 
Prefeita e vereadores diplomados