sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ameaças a Barbosa teriam motivado aposentadoria, diz diplomata

Ameaças a Barbosa teriam motivado aposentadoria, diz diplomata

O diplomata Sílvio Albuquerque Silva disse, durante entrevista, que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, recebeu diversas ameaças por telefone. "Havia ameaças de morte, com telefonemas para o gabinete e a casa dele, com frases covardes como: 'Sua hora está chegando'", relatou. Segundo Silva, chefe de gabinete da presidência do STF, Barbosa “não aguentava mais”. "Ele chegou ao seu limite. Cansaço físico e consciência do dever cumprido. Duro e triste o dia de hoje. Mas sinto-o aliviado pela decisão", disse o diplomata à coluna Tempo Presente.

Fonte: Bahia Noticias

Agenda de festas juninas

Estância lança programação dos Festejos Juninos 2014


Com a chegada do mês de junho, Sergipe se transforma num verdadeiro arraiá. E para dar mais brilho a esta grande festa da cultura sergipana, o município de Estância, localizado na região Sul de Sergipe, lançou a programação parcial dos festejos juninos deste ano. De 1 de maio a 06 de julho a cultura, tradição, shows e muito arrasta-pé vai embalar a cidade que é a Capital Brasileira do Barco de Fogo.
Segundo o prefeito de Estância, Carlo Magno, que abriu a solenidade de lançamento da programação, o evento vai manter a tradição cultural do município que contará com uma grande infraestrutura. "Faremos um dos melhores festejos juninos do estado com uma excelente infraestrutura que vai marcar época no município. Não deixando o nosso foco principal que são as nossas tradições como o Barco de Fogo, a Benção da Fogueira, a Guerra de Espadas e de Busca-Pés, a Batucada, o Samba de Côco e as nossas quadrilhas. É por isso que somos considerados como a melhor festa junina do Brasil", explicou.
Os festejos juninos de Estância terão início no dia 31 de maio com as presenças das bandas Cavaleiros do Forró e Raio da Silibrina, além do cantor Alcymar Monteiro e diversas apresentações culturais. A expectativa é que mais de 70 mil visitantes passem pela festa. "A nossa expectativa é superar em 10% os festejos do ano passado.
Teremos sete dias corridos com atrações nacionais e, por causa da Copa do Mundo, aumentamos os dias dos festejos com o intuito de prestigiar os turistas que estarão passagem pelo nosso Estado atraídos por nossas belezas culturais e naturais, inclusive o município possui uma das praias mais bonitas de Sergipe", disse o secretário municipal de Turismo e Comunicação, Sergio Araújo.

São João de Areia Branca 2014




Confira com exclusividade as principais atrações confirmadas do São João 2014 em Esplanada

Image


O portal obteve com exclusividade neste Domingo a listagem completa com as principais atrações do São João 2014 em Esplanada.

Em contato direto com a produção do evento fomos informados que as principais atrações já estão definidas e que a complementação será feita aos poucos durante a semana com bandas locais e regionais que serão acrescentadas.

Além da dupla Victor e Léo, a festa também contará com os forrozeiros Flavio José e Alcimar Monteiro. Uma das surpresas que já era especulada é a presença da banda Cavaleiros do Forró que agora vive uma nova fase mantendo os grandes sucessos da banda com a nova formação de vocalistas.

A festa que a principio está programada para acontecer do dia 21 ao dia 23 de Junho contará com as seguintes atrações:

No Timbó a festa continua nos dias 04 e 05 com grande cavalgada no dia 06 de Julho.

Esplanada News 

Duas adolescentes de Lagarto estão desaparecidas



Duas adolescentes de nome Flávia e Estafani Dias estão desaparecidas desde a manhã desta sexta-feira(30). 
Segundo familiares as jovens que têm 14 anos foram vistas pegando um ônibus no Terminal Rodoviário de Lagarto com destino à capital após saírem do colégio. Os motivos ainda são desconhecidos da fuga. Elas são moradoras do bairro Cidade Nova em Lagarto.
A família já registrou Boletim de Ocorrência da Delegacia Regional de Lagarto.
Quem tiver informações pode ligar nos números (79) 9851-3582 ou 9916-0783
Flávia e Estafani estão desaparecidas desde a manhã desta sexta-feira.
Elas são moradas do bairro Cidade Nova em Lagarto.
Fonte: Lagartense,com

Sem advogado, sindicato cancela reunião e processo de negociação com prefeito é adiado



O clima ficou tenso na manhã desta quinta-feira (29), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Esplanada – Sindserme.

Após uma reunião entre a Diretoria da entidade sindical e o gestor Rodrigo de Castro Lima realizada nesta quarta-feira (28), ficou acordado que ainda hoje, haveria uma assembleia com o executivo, todavia, os servidores se recusaram a negociar sem a presença do representante jurídico da entidade que não pôde comparecer e a reunião foi cancelada.

A diretoria do Sindserme não concordou com a postura dos servidores e o fato gerou desconforto no Chefe do Executivo que segundo sua assessoria, desmarcou alguns compromissos em prol da assembleia . 

Conforme o ofício enviado pelo Sindserme, a reunião entre os membros da diretoria e o jurídico da entidade deverá acontecer nesta sexta-feira (30), mesmo sem a presença do gestor.Na oportunidade, estarão analisando e definindo posição sobre a proposta de acordo abordada na reunião de quarta(28).

Por Manuela Chagas/Esplanada News, sempre informando!

Garoto socorrido após ser baleado na cabeça nesta quinta no Timbó, chega sem vida ao hospital



FOI ENCONTRADO PELO CONSELHO TUTELAR APÓS EXPOSIÇÃO DA SITUAÇÃO NO PORTAL.
VAMOS SABER HOJE POR QUE ELE DEU ESSE SUSTO NA MÃE.

Fonte: Esplanada News

Garoto socorrido após ser baleado na cabeça nesta quinta no Timbó, chega sem vida ao hospital




Mais um crime marcou o inicio da noite desta quinta-feira (29) na rua do Pontal. De acordo com informações apuradas pelo portal Esplanada News junto a policia, um garoto de 13 anos conhecido como "Paulistinha" foi baleado na cabeça por volta das 20:00h nas proximidades de um bar no Timbó. 

Segundo apuração policial, uma moto de cor vermelha com dois elementos chegou atirando no garoto que estava debaixo de uma árvore o acertando na cabeça, em seguida evadiram-se em alta velocidade. Populares correram no momento dos disparos e o clima de medo tomou conta dos moradores. Não há informações sobre a motivação e nem quem seriam os possíveis autores do crime.
Uma unidade do Samu foi chamada até o local, onde realizaram os primeiros socorros no garoto que ainda estaria apresentando sinais vitais, mas, de acordo com as últimas informações, Michael dos Santos (13) chegou sem vida ao hospital. A mãe do garoto naturalmente em estado de choque acompanhou de perto todo atendimento até receber a notícia de seu falecimento.



Esplanada News - Sempre informando!

Entre Rios e região se comove com morte prematura da jovem Ana Tereza



Foi sepultada na tarde de ontem na cidade de Entre Rios , em um clima de comoção e dor, a jovem Ana Tereza Pandine dos Santos Farias, filha do casal Marcelo Farias e Ana Claudia Silva Santos Farias.

Com apenas 19 anos de idade, Teca como era conhecida por todos, faleceu na tarde de 27/05/2014 no Instituto Cárdico Pulmonar na cidade de Salvador- Ba, após ser submetida a uma cirurgia cardiovascular
No mês de Dezembro de 2013, após sentir uma forte dor no abdômen na cidade de Entre Rios, Ana Tereza foi internada no Instituto Cárdico Pulmonar, onde foi diagnosticado que ela portava a Síndrome de Marfan, que é uma doença congênita hereditária do tecido conjuntivo, que afeta cerca de 1 em cada 10.000 pessoas e se caracteriza por anormalidades nos olhos, ossos e sistema cardiovascular em graus e aspectos variáveis.

Em Dezembro/2013, ela foi submetida a uma cirurgia para correções cardiovasculares, ficando internada por quase 20 dias, tempo em que lutou com todas as suas forças para vencer aquela batalha pela vida. Guerreira, no dia 06 de janeiro de 2014 retornou com a sua família para Entre Rios, contudo, durante a realizações de exames rotineiros no mês de Abril/2014,  foi constatado que a mesma precisava urgentemente se submeter a uma nova cirurgia.




O óbito de Ana Tereza, comoveu a cidade de Entre Rios, foi o assunto mais comentado nas redes sociais. Mensagens de carinho, conforto e despedidas, eram postadas a todos os momentos no facebook nas páginas de seus pais e familiares. O Seu sepultamento ocorreu as 16:00 horas e foi acompanhado por um grande numero de pessoas que demostraram o quanto Ana Tereza era amada
A família enlutada, agradece a todos os amigos de Entre Rios, Esplanada e região que compareceram à cerimônia fúnebre de Ana Tereza, demonstrando consideração e carinho, durante esse momento de dificuldades.

Fonte: Esplanada News

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Acusado de molestar criança é preso pela Policia Militar


A denúncia de uma criança de que teria sido molestada, acabou levando um rapaz à prisão em Rio Real. 

O criminoso foi preso nesta terça-feira (27) após a mãe da menor ter acionado a Polícia Militar e revelar a acusação de abuso sexual e depois se passou pela garota, fazendo contato com o infame pelo perfil da garota no facebook, quando ele acabou revelando a sua localização, e a polícia se dirigiu ao local, constatando a veracidade, e assim pode autuá-lo em flagrante e prendê-lo.
De acordo com a denúncia da genitora, sua filha afirmou e conforme dados verificados em suas conversas no chat do facebook, o rapaz havia assediado a garota oferecendo R$ 30 e também enviou diversos conteúdos pornográficos e, também marcou um encontro com a garotinha. 
A Polícia Militar de Rio Real se dirigiu até a casa do acusado e o prendeu, levando-o logo em seguida até a Delegacia Polícia Civil (DPC) local, por quem ficará a cargo o dever de investigar e adotar os procedimentos cabíveis ao caso.
Em sua defesa, o mesmo apenas negou as acusações.

Fonte: Rio Real Noticias

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Homem morre eletrocutado após cabo de alta tensão cair sobre a feira municipal


Um rapaz morreu eletrocutado na manhã desta quarta-feira (28) no meio da feira municipal de Crisópolis (BA).

O fato ocorreu por volta das 09h00, quando acontecia o comercio ambulante, que ocorre tradicionalmente no município.

Segundo informações, o rapaz estaria comercializando uvas, quando ocorreu um curto circuito na rede de alta tensão e consequentemente o rompimento do cabo, que caiu em meio à multidão de feirantes. 

Todos os populares que estavam nos arredores conseguiram se afastar, enquanto o cabo que caiu sobre as lonas das barracas, ficou chicoteando em meio a todos, atingindo o rapaz que estava com um cesto de uvas e acabou caindo sobre uma grade de cd's, localizada em uma barraca próxima. O cabo acabou atingido-o e ao ficar preso, o rapaz sofreu uma descarga elétrica de cerca de 14.000 volts, por aproximadamente 20 minutos, tendo o corpo parcialmente carbonizado tamanha a potência da eletricidade.

Populares acionaram os técnicos da Steel, empresa responsável, pela manutenção elétrica da COELBA, mas quando os rapazes puderam desligar a tensão geral, não havia mais a possibilidade de salvá-lo. 

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada para prestar socorro, mas ao chegar, notaram que nada mais poderia ser feito.

A polícia militar que também estava no local, ainda enquanto a tensão estava ligada e a descarga elétrica evidente, isolou todo o perímetro, encontrando muita dificuldade para conter a aproximação de curiosos e minimizar a possibilidade de uma nova tragédia.

A equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), este no local por volta das 11h30 e removeram o corpo para o Instituto Médico Legal, onde adotarão os procedimentos de reconhecimento da vítima para então contactar os familiares, dar-lhes ciência do fato ocorrido. Peritos irão investigar o que pode ter motivado a curto circuito que culminou com o trágico fato.

Informações do Crisópolis em Foco

Nada inocente: Conar pede suspensão de propaganda com Compadre Washington

Nada inocente: Conar pede suspensão de propaganda com Compadre Washington

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pediu em votação realizada nesta terça-feira (27) a suspensão do comercial do site de vendas Bom Negócio, popularizado pelo cantor baiano Compadre Washington, do grupo "É O Tchan", com o bordão "Sabe de nada, inocente". O motivo é que o Conar recebeu aproximadamente 50 e-mails de mulheres de todo o Brasil, no qual elas dizem que se sentem desrespeitadas pelo trecho "vem, vem, ordiná..." dito pelo pagodeiro. Apesar de o músico não ter dito a palavra "ordinária" completa, os conselheiros entenderam que a expressão é ofensiva. A empresa ainda pode recorrer da decisão, que só é válida para fins comerciais. A exibição do vídeo no YouTube não está proibida. Segundo matéria do jornal Correio Braziliense, o Bom Negócio aguardará a notificação do órgão para tomar as devidas providências. Veja a propaganda suspensa pelo Conar:

Fonte; Bahia Noticias

Mãe desesperada pede ajuda para encontrar filho desaparecido desde a última terça-feira


Uma mãe desesperada procurou ajuda através dos meios de comunicação para tentar encontrar seu filho, um menor de apenas 10 anos de idade que desapareceu sem deixar vestígios.
Ivair Santos Bandeira saiu de sua residência na Rua do Presídio no município de Esplanada na última terça-feira (28) por volta das 14h20 em uma bicicleta vermelha, modelo feminino.
A mãe do garoto, Júlia dos Santos Silva mais conhecida como Lia disse que não houve nenhum motivo que o levasse a não voltar para casa e que é a primeira vez que isto acontece."Passei mal, fui levada ao hospital pelo SAMU e quando retornei ele já havia desaparecido" relatou.

Residência da família em frente ao presidio

Segundo informações, a criança estava usando uma bermuda azul escura da marca Tactel e uma camiseta preta.
Maiores informações, procurar com urgência o Conselho Tutelar, através do número 3427-1482 ou a Polícia Militar pelo 190.

Por Manuela Chagas/Esplanada News, sempre informando!

Carreta desgovernada cai em ribanceira na BR 101 e motorista sai praticamente ileso



Um acidente deixou uma pessoa ferida na manhã desta quarta-feira (28) no Km 44 da BR 101 sentido Aracaju.
O incidente ocorreu quando o pneu dianteiro carreta Mercedes 1934 placa RJ IHQ 6875 de Nova Iguaçu acabou estourando. O veículo desgovernou, desceu a ribanceira arrastando tudo que estava em sua frente inclusive o cavalinho. Dentro deste estava o motorista de prenome Ribeiro que atribuiu o fato de ter escapado do acidente a duas imagens que seu patrão havia pedido para levar a uma cidade em que passaria.

As imagens de nossa aparecida estavam no banco em que ele estava, o lugar onde o motorista estava foi o único a não ser destruído quando atingido pelo tanque que a carreta levava. 







Fonte: Esplanada News

Solidariedade deve expulsar Argolo nesta quarta-feira


Enquanto ainda tem tempo no Conselho de Ética da Câmara Federal para se defender, o deputado Luiz Argôlo (SDD) deve ser expulso hoje do Solidaroiedade. A Comissão de Ética do partido se reúne e a tendência, segundo fontes ouvidas pelo Bocão News, é que o parlamentar seja defenestrado da sigla.

Até ontem á noite o congressista não havia apresentado defensa ao colegiado. Desde que estourou o escândalo envolvendo Argolo e o doleiro Alberto Youssef acusado de capitanear esquema de desvio de mais de U$10 bilhões, Argolo se fechou em copas.

Diz que não vai renunciar, mas, ao mesmo tempo, não apresenta argumentos sólidos que demonstrem que não há ligações escusas com o doleiro.

O Conselho de Ética decide o destino do parlamentar baiano na próxima semana, quando se encerra o prazo para que o paramentar se defenda. 

Fonte: Bocão News

terça-feira, 27 de maio de 2014

Ibope: Souto lidera pesquisa espontânea com 13% e Geddel aparece empatado com Rui

Ibope: Souto lidera pesquisa espontânea com 13% e Geddel aparece empatado com Rui


Candidato ao governo da Bahia que aparece à frente na pesquisa Ibope/Correio, com 42% das intenções de voto, o democrata Paulo Souto também fica em primeiro lugar quando o levantamento é espontâneo, ou seja, quando não são informados os postulantes aos eleitores entrevistados. Neste cenário, o ex-governador tem 13%. Lídice da Mata (PSB) cai para a terceira posição e fica com apenas 1%. Já o petista Rui Costa, que tem 9% na pesquisa estimulada, aparece com 3%. O porcentual é menor do que o do governador Jaques Wagner, que surge com 6%, e igual ao do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), que disputará o Senado. A pesquisa também simulou um eventual segundo turno. Souto venceria Lídice por 46% a 18%. O democrata também bateria Rui, por 48% a 15%. O petista também perderia para a socialista. O placar a favor da senadora seria de 36% contra 16%.

Fonte: Bahia Noticias

segunda-feira, 26 de maio de 2014

População incendeia casa de ex-vereador após criança morrer eletrocutada



No início da noite deste domingo (25), uma criança de aproximadamente 10 anos de prenome Guilherme morreu eletrocutada ao subir em um muro residencial localizado na rua lateral do Forum Municipal. O fato foi registrado na cidade baiana de Inhambupe, 167 km de Salvador.

De acordo com o Blog do Ronaldo Leite, a criança subiu em um muro que tinha uma cerca elétrica “clandestina” uma espécie de cerca elétrica caseira. A mesma não tinha as devidas informações de segurança para a população. Moradores e população revoltada tocaram fogo na casa cujo dono é um ex-vereador da cidade conhecido como Litor. 

O carro pipa da prefeitura chegou para apagar o fogo, mas a população se aglomerou na frente do veiculo e não permitiu que o fogo fosse apagado.
Agentes do IML encaminharam o corpo da criança até a cidade de Alagoinhas. 

Antes do IML pegar o corpo da criança, a população queimou e destruiu a casa do ex-vereador. O dono da casa quando percebeu a fúria da população, fugiu! O caso agora será investigado pela polícia civil local. O fato chocou o município.


Fonte: Esplanada News


sábado, 24 de maio de 2014

Morre vigilante de 20 anos que levou tiro na cabeça em posto em Entre Rios



Um jovem vigilante identificado como Magno Pitombo Santos, 20 anos que levou um tiro (suspeita de roleta russa) na cabeça no posto de combustível onde trabalhava, em Entre Rios, na noite da quarta (21), não resistiu e faleceu na noite desta sexta-feira (23).

Familiares e amigos lamentaram em rede social a perda precoce do jovem vigilante. A comoção foi grande, amigos e familiares pediram orações pela melhora de Magno. 

O jovem foi socorrido e levado para o hospital local e, em seguida, transferido para o HGE (Hospital Geral do Estado), onde permanecia internado.

Magno completaria 21 anos no próximo dia 18 de Junho e deixa um filho.

Segundo informações a família doou os órgãos. 

O enterro não será na cidade de Entre Rios.

Fonte: Entre Rios Noticias

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Rui Costa e Paulo Souto de olho nos 'vira-folhas'


O pré-candidato ao governo pelo PT, Rui Costa, não está sozinho na caça pela adesão de vira-folhas no interior, revela a coluna Satélite, do Correio. O demista Paulo Souto também ganhou a simpatia de três lideranças políticas ligadas ao adversário. Nesta semana, Militão, candidato do PT derrotado na disputa pela prefeitura de Lapão, Deonísio Assis, ex-prefeito de Barra que também concorreu em 2012 pelo PT, e Érico Sampaio, quadro histórico da esquerda em Morro do Chapéu, sinalizaram apoio ao candidato do DEM e despejaram queixas aos correligionários.

Há ainda informações de quem nos municípios de  Pombal, Jeremoabo, Santa Luzia, por exemplo, lideranças ligadas aos prefeitos destes municípios vão apoira Souto ao invés de Rui Costa, contrariando a orientação dos gestores.  

Fonte: Bocão News

Vídeo: Criança de pouco mais de um ano pula de prédio e cai nos braços de homem



Uma cena chamou a atenção dos moradores de uma região da China. Em um vídeo que circula na net, desde esta quinta-feira (22), é possível observar um homem agarrando um bebê que cai de janela do segundo andar. Segundo o noticiário que divulgou as imagens, o resgate aconteceu em Xiaolan, subúrbio de Zhongshan, na província chinesa de Guangdong. A cena foi captada por uma câmera de segurança. Ainda conforme o jornal, o menino com pouco mais de um ano se assustou com uma tempestade e escalou uma das janelas de sua casa. Moradores da região viram o pequeno na janela e, rapidamente, correu na chuva para estender os braços e agarrá-lo.

Trio mata idosa e joga corpo dentro de poço em Lamarão


Quatro dias depois de assassinarem uma aposentada de 71 anos, na cidade de Lamarão, os irmãos Reinaldo e Josicelio Jorge Mute Batista Sobrinho e o comparsa Tiago de Jesus Leão foram presos, na quarta-feira (21), durante uma operação conjunta de investigadores da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e policiais militares. Os três criminosos enforcaram Davina Oliveira de Souza, no sábado (17), e jogaram o corpo em um poço, roubando R$ 2 mil que ela guardava em casa. O coordenador da 15ª Coorpin, delegado Mozart Cavalcanti de Oliveira, apurou que o dinheiro subtraído era proveniente da venda de algumas cabeças de gado. Reinaldo, Josicelio e Tiago vão responder pelo crime de latrocínio. Os delegados Hidelbrando Alves Silva e Alda de Deus Perez Estrela também participaram da operação policial, em Lamarão. Conforme nota da Ascom – Polícia Civil.

(Informações do site Bocão News)

Sistema do INSS estará indisponível de 30/05 a 01/06


Os sistemas de atendimento do INSS estarão indisponíveis em todas as unidades, no período de 30 de maio a 1º de junho. Segundo nota divulgada nesta quinta-feira pelo INSS, o motivo da indisponibilidade do sistema é a modernização do Centro de Processamento da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). A interrupção também afetará os serviços previdenciários disponíveis no portal da Previdência Social e na Central de Teleatendimento 135. Os serviços como agendamento para atendimento, extrato de pagamentos, inscrição na Previdência Social, Guia da Previdência Social e outros estarão indisponíveis. Segundo o INSS, os serviços serão restabelecidos no dia 2 de junho.

(Informações do site Estadão)

Detran licitará novo sistema para controle do fornecimento de placas


O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) fará licitação, ainda em 2014, para a contratação de um sistema de controle do fornecimento de placas automotivas, para inibir a clonagem e venda ilegal das placas. “A ação é inédita na Bahia, já estamos preparando a licitação para soltar o quanto antes. Achamos necessária a participação da Secretaria de Segurança Pública e do Ministério Público para que o processo seja mais eficiente e transparente, inclusive nos aspectos de defesa do consumidor, especialmente na modicidade dos preços a ser praticados”, pontuou o diretor-geral do Detran, Maurício Botelho. Todos os fabricantes de placas de identificação de veículos foram convocados pelo diretor de Veículos do Detran, major Márcio Blanco, para uma reunião no dia 11 de junho, às 14h, no auditório do órgão, para discutir a adoção do novo sistema.

(Informações do site Bahia Notícias)

PF encontrou depósitos em favor de Collor no escritório do doleiro


A Polícia Federal encontrou, no escritório do doleiro Alberto Youssef, comprovantes de depósitos em favor do senador Fernando Collor (PTB), em busca realizada durante a Operação Lava Jato. Segundo informações da Agência Brasil, o fato foi comunicado nesta quinta-feira (22) pelo juiz Sergio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Segundo o relatório da PF encaminhado ao magistrado, foram oito depósitos em espécie, entre fevereiro e maio do ano passado, no valor de R$ 1.500; R$ 9.000; R$ 1.500; R$ 9.000; R$ 8.000; R$ 9.000; R$ 8.000 e R$ 4.000. Collor, no entanto, não é investigado na operação. "Apesar disso [dos comprovantes de depósito encontrados], observo que não há qualquer indício do envolvimento do referido parlamentar nos crimes que já foram objeto das aludidas oito ações penais propostas", disse o juiz. O ofício enviado por Moro a Zavascki, é citado ainda que a PF não foi autorizada a fazer a diligência que encontrou conversas entre o doleiro e o deputado federal André Vargas (PR) referente à reunião marcada na casa do deputado Cândido Vacarezza (PT-SP). "Muito embora o relatório preparado pela Polícia Federal para a remessa do material do deputado federal André Vargas mencione o deputado federal Cândido Vaccarezza, observo que a menção diz respeito a suposta reunião dele com Alberto Youssef, sem que, em princípio, se possa inferir caráter criminoso do evento em questão. Apesar do agente policial sugerir, no relatório, a este juízo, que obtivesse confirmação de que determinado aparelho de Blackberry pertenceria ao referido deputado, observo que este juízo não autorizou essa diligência e a recomendação consta em relatório solicitado por este Juízo com o propósito específico de remessa do material ao Supremo Tribunal Federal", disse o juiz, que acrescentou que o deputado federal baiano Luiz Argôlo (SDD), com o qual Youssef também trocou mensagens, também não é investigado na Lava Jato. "Apesar da remessa, observo que não há qualquer indício do envolvimento do parlamentar nos crimes que já foram objeto das aludidas oito ações penais propostas", afirmou.

(Informações do site Bahia Notícias)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Corpo sem identificação é encontrado na BR 101 próximo ao Rio Itapicuru



O corpo de um homem de aparentemente 50 anos foi encontrado na manhã desta quinta-feira as margens da BR 101 próximo ao Rio Itapicuru.

De acordo com informações da policia, uma ligação realizada por populares relataram a presença de um corpo caído na localidade supracitada, já sem sinais vitais. A policia realizou diligência até o local e após levantamento inicial nenhum documento foi encontrado com o vitima para facilitasse sua identificação. O até então indigente, foi encontrado de bruços, seminu e coberto por uma manta de cor alaranjada, estava vestido com uma camiseta verde e calça jeans azul. 

Apesar de ser encontrado com a cabeça dentro de uma pequena poça de sangue, a policia não soube dizer as reais causas da morte.


Por volta das 13 horas, agentes da policia técnica de Alagoinhas removeram o cadáver e o encaminharam para Alagoinhas onde aguardará por alguns dias a procura por possíveis familiares, caso isso não ocorra será enterrado como indigente.

Esplanada News - Sempre informando!

Depois de Thiaguinho e Seu Maxixe, cantor Daniel estará no São João de Entre Rios



O cantor Daniel é mais um nome que deverá estar presente no São João de Entre Rios. Todas as especulações populares estão sendo confirmadas nas agendas de Junho nos sites das atrações.

Esta semana além do cantor Daniel, artistas como Thiaguinho e a banda Seu Maxixe confirmaram em agenda compromisso em Entre Rios no mês do São João.

De acordo com as informações encontradas na agenda de Daniel, sua apresentação deverá acontecer no próximo dia 21 de Junho em praça pública durante o evento Junino.

Em anos anteriores, atrações como Saia Rodada, Trio Nordestino, Jorge e Matheus, e Gustavo Lima também fizeram parte da grade de programação da festa.

Esplanada News - Sempre informando!

Hospital Dantas Bião está à beira do caos


Em sessão plenária na Assembleia Legislativa alertei para o fato de o Hospital Dantas Bião, de Alagoinhas, ter se transformado no retrato caótico da saúde pública da Bahia. Antes considerado referência na região, após ser totalmente reconstruído e modernizado durante o governo de Paulo Souto, o Bião vem sofrendo com os constantes atrasos nos repasses que deveriam ser feitos pelo governo, gerando suspensão de serviços e atendimento indigno aos pacientes. É lamentável a forma irresponsável com que este governo trata a uma unidade de saúde pública que atende a população de mais de 20 municípios. Triste Bahia.

(Redação / Acessória de comunicação Dep. Paulo Azi)

Aragão Noticias

Senado aprova piso nacional de R$ 1.014 para agentes comunitários e de endemias



O projeto de lei do Senado que institui o piso nacional de agentes comunitários e de endemias em R$ 1.014 foi aprovado nesta quarta-feira (21) no plenário da Casa e segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. Para agilizar a tramitação da proposta, que já passou pela Câmara dos Deputados antes de voltar à Câmara Alta do Congresso, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) fez acordos para que o texto não precisasse passar por todas as comissões. O congressista também foi relator, em 2006, da matéria que incluiu a profissão na Constituição Federal. “Abrimos uma luta diária no Congresso Nacional desde 1997, com a tramitação de projetos que já defendiam a categoria, que ainda não tinha o reconhecimento como profissão. Essa luta foi ampliada com a aprovação, em 2006, da emenda constitucional que regulamentou a profissão de agente comunitário de saúde e de combate às endemias. Agora essa discussão chega com a aprovação de novas conquistas cruciais, como a questão da fixação do piso”, elenca. Ainda segundo o petista, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) elabora um aplicativo para auxiliar o trabalho da classe. A partir da publicação da lei, estados e municípios terão 12 meses para elaborar ou ajustar os planos de carreira dos profissionais, que contemplem a remuneração e critérios de progressão e promoção. A contratação temporária é prevista no projeto, mas apenas para combate a surtos epidêmicos.

(Informações do site Bahia Notícias)

Lei da Palmada é aprovada na CCJ da Câmara



Após dois anos de tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, foi aprovado na noite desta quarta-feira (21) no colegiado, o projeto de lei que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e proíbe a aplicação de castigos físicos a crianças e adolescentes. Chamada até então de Lei da Palmada, o projeto seguirá para o Senado com o nome de Lei "menino Bernardo", em homenagem ao garoto Bernardo Boldrini, assassinado no Rio Grande do Sul. Passado o debate acalorado da sessão promovida pela manhã e a presença da apresentadora Xuxa Meneghel, a bancada evangélica - que vinha obstruindo a votação do projeto nos últimos anos - cedeu e houve um acordo para a alteração do texto final. O relator Alessandro Molon (PT-RJ) acrescentou apenas à definição de castigo a expressão "que resulte em sofrimento físico ou lesão" à criança ou ao adolescente. "Não queremos que as crianças sejam espancadas e tratadas de forma humilhante, seja com castigo físico ou não", disse o relator. O entrave era a bancada evangélica, que temia a "interferência" da legislação na educação familiar. O relator enfatizou que a proposta não prevê sanções aos pais por usar métodos punitivos na educação dos filhos, apenas encaminhamento dos pais denunciados ao Conselho Tutelar para orientação e, no máximo, advertência. Na avaliação do petista, a presença de Xuxa pela manhã foi decisiva para a aprovação do texto. O caso Bernardo Boldrini também ajudou a sensibilizar os parlamentares, por isso o nome da lei foi alterado. Os deputados fizeram questão de retirar da lei o sobrenome do pai do garoto. "Não seria possível, exatamente numa lei que seria para evitar casos como esse, incluir o sobrenome de quem eventualmente tenha participado dessa tragédia", justificou o relator.

(Informações do site Bahia Notícias)

Prefeita Marly Madeirol se reúne com Gerência Regional do Banco do Brasil



Prefeita Marly Madeirol em companhia de Ivaney Marques Gonçalves (Gerente Geral da Agência de Conde) e de Edinei Pereira de Oliveira (Superintendente Regional). Foto: Herbet Souza.

Durante a reunião, o novo Gerente Geral da Agência de Conde foi apresentado a Prefeita Marly Madeirol.


Na última segunda-feira, dia 19, às 16h, a Prefeita Marly Madeirol recebeu em seu gabinete a Gerência Regional do Banco do Brasil, representada pelo Senhor Edinei Pereira de Oliveira, que na oportunidade tratou de assuntos relacionados à Agência de Conde.
Cabe ressaltar, que no início do encontro, o Superintendente Regional, Edinei Oliveira, apresentou a Prefeita Marly Madeirol o novo Gerente Geral da Agência de Conde, o Senhor Ivaney Marques Gonçalves.
Em seguida, os representantes do Banco do Brasil apresentaram ao Poder Público Municipal as recentes melhorias feitas na infraestrutura da agência e no atendimento ao público garantindo mais transparência e visibilidade à sociedade e aos acionistas.

Fonte: Bahia Atual

Julgamento de recurso pela cassação de Luizinho Sobral é adiado

Julgamento de recurso pela cassação de Luizinho Sobral é adiado

Marcado para esta quinta-feira (22), o julgamento do recurso pela cassação do mandato do prefeito de Irecê, Luizinho Sobral (PTN), foi adiado. Em entrevista ao Bahia Notícias, o advogado Ademir Ismerim disse que o juiz Josevando Andrade, relator do caso, decidiu retirar o processo da pauta pela falta de tempo para uma análise minuciosa. “Ele disse que não teve condições de avaliar o processo”, relatou o defensor. Conforme Ismerim, não há data prevista para o julgamento porque o caso precisará ser redistribuído, já que Josevando encerra nesta quinta seu mandato de quatro anos na Corte. Ele ocupou o cargo de juiz eleitoral por dois biênios, quando também esteve na Corregedoria – pela lei, um juiz só pode permanecer no cargo por dois biênios. O prefeito teve seu mandato cassado por sentença emitida pelo juiz Alexandre Lopes, titular da comarca local, em outubro do ano passado, a partir de ação movida pela coligação Pra Seguir em Frente, liderada pelo PT. No entanto, os diplomas foram devolvidos a Sobral e à sua vice Hisidora Souza (PMDB), também cassada na mesma ação, após liminar concedida que deu a ambos o direito de manter a gestão enquanto apresentavam sua defesa.

Fonte: Bahia Noticias

Ação policial acaba com Indivíduos detidos com arma e celulares


Dois indivíduos dentre eles um menor de 15 anos, foram presos em flagrante na noite desta quarta-feira (21), na Rua São Francisco de Assis no município de Esplanada.

Após denúncias de populares em que dois elementos estavam roubando aparelhos de celular, a Polícia Militar saiu em diligência e encontrou os dois rapazes numa motocicleta. 



Ao realizar a abordagem foi encontrado nas mãos dos elementos cinco celulares e uma pistola calibre 32 (imagem á esquerda) que estava nas mãos de um dos indivíduo de prenome George.
Um fato que chamou a atenção dos policiais é que um deles intermediou um assalto na residência de pessoas da própria família, roubando celulares da prima e da própria irmã. O menor é estudante de uma escola particular deste município.

Os dois foram encaminhados à Delegacia Civil onde será a feita a autuação em flagrante e ficarão aguardando a posição da justiça. 

Ainda o fim da manhã desta quarta-feira, três elementos pilotando uma motocicleta adentraram uma casa de videogames na Rua Santa Terezinha, levando cinco aparelhos de games. A Polícia acredita que o crime não possui relação com o da noite anterior e o caso será sujeito às investigações.
Com informações e imagens do 3° Pelotão de Polícia Militar

Rio Real Oline

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Casa que seria sede de uma associação em povoado de Aporá vira alvo de comentários em redes sociais


Uma casinha simples situada num Povoado pertencente à pequena cidade de Aporá vem chamando a atenção de populares.

Conforme pode ser observado na imagem, indícios apontam que a residência é local onde funciona a sede da Associação dos Produtores Rurais de Riachão, com objetivo de fornecer gêneros alimentícios à Prefeitura Municipal de Aporá e cujo contrato de acordo com dados obtidos através do Portal da Transparência, corresponde ao valor de R$ 202,015,00 (duzentos e dois mil e quinze reais).



O primeiro ponto questionado pelos cidadãos aporaenses através das redes sociais é o fato da residência permanecer constantemente desabitada tanto de pessoas como de produtos. Não existe absolutamente nada em seu interior. 



Outra questão levantada pelos populares, são rumores afirmando que um determinado 

Parlamentar solicitou perante ao Governo do Estado, um trator que ficaria a disposição da comunidade carente. Todavia, lavradores confirmam que nenhuma máquina que possa auxiliar na agricultura se encontra a disposição.

Segundo relatos, a população não é conhecedora de que comunidade de Riachão possua uma associação formada, organizada e da mesma estabelecer convênios com órgãos públicos, questionando a veracidade do contrato exposto no Portal da Transparência e também da Prefeitura consumir tais gêneros alimentícios.

De acordo com o morador Jonatas Rocha o fato é que se o contrato fora assinado ou homologado em Abril de 2014, ele terá vigência até 31 de Dezembro de 2014, sendo assim, compreende que vigora tal contrato pelo período de 9 meses, daí estima-se que por mês, a Prefeitura de Aporá paga ou pagará, o equivalente á R$ 22.446,11 (vinte e dois mil, quatrocentos e quarenta e seis reais e onze centavos).

A questão é: se a Prefeitura repassa uma determinada verba para uma associação que teoricamente não existe, para onde vai esse valor encaminhado?
A resposta, o Portal estará buscando ainda essa semana através do próprio Chefe do Executivo ou da sua assessoria.

Por Manuela Chagas/Esplanada News, sempre informando!

TRE julga recurso contra Luizinho Sobral; se for cassado, novas eleições podem ser convocadas

TRE julga recurso contra Luizinho Sobral; se for cassado, novas eleições podem ser convocadas

O prefeito de Irecê, Luizinho Sobral (PTN), terá recurso contra a cassação do seu mandato julgado nesta quinta-feira (22) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Asentença foi emitida pelo juiz Alexandre Lopes, titular da comarca local, em outubro do ano passado, a partir de ação movida pela coligação Pra Seguir em Frente, liderada pelo PT. Os diplomas foram devolvidos a Sobral e à sua vice Hisidora Souza (PMDB), também cassada no mesmo processo, após liminar concedida cinco dias depois, que deu a ambos o direito de manter a gestão enquanto apresentavam sua defesa. O gestor é acusado de ser beneficiado, durante a campanha que o elegeu, em 2012, pela rádio Líder FM, da qual a família de Hisidora é proprietária. Se o TRE mantiver a decisão inicial e a liminar for cancelada, assume o Executivo municipal o presidente da Câmara de Vereadores de Irecê, Joilton Silva (DEM), e novas eleições poderão ser convocadas.


Fonte: Bahia Noticias


O Ex. Prefeito Antônio Alves ”CARROÇA” Afirma que quer ser candidato a Deputado Estadual.

prefeito carroça


Confirmada a pré, Candidatura do Ex. prefeito de Rio Real. Antônio Alves dos Santos “CARROÇA” a Deputado Estadual pelo PP. Mais o mesmo ressaltou que tem muita a Água a rolar até a data convenção.
O Ex, prefeito carroça falou que anda acontecendo várias reuniões com algumas lideranças Políticas, para chegar um acordo sobre a sua real candidatura.

Fonte: RioRealNoticias

Em encontro, ex-prefeito declara apoio a candidatura do ex-governador Paulo Souto



A direção do Partido Republicano Brasileiro em Esplanada, declarou nesta quarta-feira (21) que vai apoiar a campanha do ex-governador Paulo Souto (DEM) ao governo do estado.

De acordo com nota enviada pelo partido, representantes viajaram a Salvador para consolidar a união com o democrata que aparece na ponta em diversas enquetes publicadas pelos principais sites de notícias da Bahia, e já apresentava bons resultados desde Agosto de 2013 em pesquisa encomendada pela Fecombase – Federação dos Empregados do Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia e Sergipe, embora estivesse na época a mais de um ano das eleições 2014. A pesquisa avaliou especialmente a corrida para o governo do estado, tendo em vista a baixa aceitação verificada de quase todos os nomes que foram citados como possíveis candidatos.

Na foto que ilustra esta publicação estão presentes o ex-prefeito de Esplanada José Aldemir da Cruz, o governador Paulo Souto e o candidato a deputado estadual Pablo que atualmente trabalha como assessor do prefeito ACM Neto.

A convite do DEM, representantes políticos de diversas cidades participaram de um primeiro encontro para firmar apoio ao projeto do ex-governador. Ainda esteve presente no encontro deputados que disputarão as eleições para manter uma vaga no parlamento em 2014 como o democrata Paulo Azi.

Esta é a primeira vez que o ex-prefeito de Esplanada aparece publicamente no cenário político desde as eleições de 2012.

Esplanada News - Sempre informando!

Dono de empresa que presta serviço de transporte escolar em Entre Rios é preso pela PF


Manoel Alves dos Santos, Ex-Prefeito de Água Fria e dono da empresa Santos Filhos Transportes e Construções, que presta serviço de transporte escolar para a Prefeitura de Entre Rios, foi um dos presos da operação 13 de Maio, deflagrada pela Polícia Federal nesse mês de maio.

Recentemente a Prefeitura reajustou o contrato com a Empresa para o valor global de R$ 2.083.860,00

As investigações da PF, iniciadas em 2008, apontam a existência da organização criminosa há mais de uma década, composta por agentes públicos e empresários. Eles atuavam com a finalidade de desviar recursos públicos oriundos principalmente da conta do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), além de outros de origens federal, estadual e municipal.

De acordo com as investigações, o grupo utilizava empresas de fachada e laranjas contratados para a realização de serviços de engenharia, de transporte escolar, construção e reforma de escolas e realização de eventos sociais. No entanto, os serviços não eram prestados, ou eram apenas parcialmente realizados, e parte da verba, ou o valor integral, era repassada para as contas pessoais dos envolvidos.

De acordo com a PF, as verbas desviadas foram gastas na compra de fazendas, mansões, gados e empresas. Por conta disso, a Justiça determinou também o sequestro de bens, entre os quais, veículos, embarcações, joias, valores em espécie e o bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos.

Fonte: Entre Rios Noticias

Acusado de receptar carga roubada oferece R$ 20 mil a policiais de Feira para não ser preso

thumbsdss.php

 Eles também prenderam o homem por receptação de produto roubado.
Policiais civis da Decarga, Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias, que tem sede em Feira de Santana, apreenderam uma carga roubada avaliada em R$ 500 mil reais, no município de Rio Real na terça-feira (24). Eles também prenderam um homem por receptação de produto roubado e corrupção ativa.
De acordo com o delegado José Luís Lapa, titular da Decarga, o acusado Adelmo Alves dos Santos, 33 anos, tentou subornar dois policiais oferecendo a quantia de R$ 20 mil para não ser preso. O delegado solicitou que o acusado levasse o dinheiro para a delegacia, e Adelmo acreditando que os policiais teriam aceitado o suborno pediu a esposa que pegasse o dinheiro que tinha guardado em casa.
Na delegacia o delegado o autuou por corrupção, comprovando com o dinheiro a materialidade do delito e ainda por receptação.
O roubo
Ao Acorda Cidade o delegado disse que a Decarga recebeu a informação de um assalto contra um motorista de caminhão, próximo a cidade de Alagoinhas na manhã de terça-feira (20). O veículo foi rastreado pela empresa até a cidade de Rio Real, onde os policiais realizaram diligências e encontraram um depósito construído pelo acusado, segundo a polícia, para estocar cargas furtadas ou roubadas em rodovias. No local foram encontrados vários eletrônicos, pneus e peças de carros.
“Recebemos a informação de que três homens abordaram o caminhoneiro, o fizeram refém, o liberaram em Rio Real e depois seguiram viagem. Vamos dar continuidade as investigações e chegar, através de depoimento, até quem pediu a Adelmo para guardar a carga”, disse o delegado Luis Lapa.
Adelmo Alves dos Santos reside no povoado de Loreto, em Rio Real e foi encaminhado para o Complexo de Delegacias de Feira de Santana, no bairro Sobradinho.
Informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.
58829-3

Fonte: Rio Real Noticias

Colunista afirma: saída de Negromonte do Planalto foi por suspeita de corrupção

Mario Negromonte pediu, Jaques Wagner aceitou e o indicou à cadeira do Tribunal de Contas do Município (TCM). Wagner enviou a nomeação hoje (20) para ser publicada no Diário Oficial amanhã (21). O nome de Negromonte passará ainda pela Assembleia Legislativa baiana. A afirmativa publicada pelo colunista Lauro Jardim faz referência ao ex-ministro da pasta de Cidades do governo Dilma que deixou o cargo no ano de 2012 por suspeitas de participação de reunião com o lobista de uma empresa de informática interessada em contratos da pasta. À época Negromonte teria negado favorecimento. O colunista ainda indaga: "mas não há nenhum constrangimento em entregar a cadeira a um sujeito que saiu varrido do Ministério das Cidades, em 2012, afundado num escândalo?". Ainda segundo Jardim, o governador Jaques Wagner justificou a iniciativa da seguinte forma: “trata-se de uma costura política. Ele disse que não queria mais se candidatar, e eu indiquei. Não cabe a mim fazer juízo de valor de uma pessoa que não foi condenada pela Justiça”.

(Informações do site Bocão News)

Idoso é preso acusado de estuprar e engravidar a própria filha em Valença


A polícia prendeu nesta segunda-feira (19), o idoso identificado como Acelino dos Santos, morador da localidade de Tabuleiro do Orobó, no município de Valença, localizado na costa do dendê na Bahia. O homem é acusado de estuprar a própria filha adolescente, que não teve nome e idade revelada. Acelino estava com mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro e foi apresentado na 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

(Informações e Foto são do blog Amarelinho 10)