quarta-feira, 29 de julho de 2015

Conde/Bahia: Conheça a programação em homenagem aos 80 anos de Conde


A partir do próximo domingo (02) acontecerá uma série de eventos em homenagem aos 80 anos de emancipação político-administrativa de Conde. Confira abaixo a programação.
Dia 02 (domingo)
Passeio Ciclístico I Sítio do Conde – Estádio Lamberto Pinto I 08h;
Entrega de 43 padrões para os times I Estádio Lamberto Pinto I 14h.
Dia 05 (quarta-feira)
Reinauguração do Espaço 10 de Agosto I Praça Severino Vieira I 18h;
Abertura da Feira de Cultura e Artes I Praça Severino Vieira I 19h;
Show gospel I Praça Severino Vieira I 19h:15.
Dia 06 (quinta-feira)
Apresentações culturais I Praça Severino Vieira I 14h;
Concurso de artes em reciclagem I Praça Severino Vieira I 16h;
Concurso de novos talentos em música e dança I Praça Severino Vieira I 20h;
Show musical com Renatinho Vila Nova I Praça Severino Vieira I 21h.
Dia 07 (sexta-feira)
Apresentações culturais I Praça Severino Vieira I 14h;
Concurso de beleza masculino e feminino I Praça Severino Vieira I 19h;
Final dos concursos de novos talentos em música e dança I Praça Severino Vieira I 20h;
Show musical com banda local I Praça Severino Vieira I 22h.
Dia 08 (sábado)
Parques infantis I Transversais da Praça Severino Vieira I 14h;
Apresentações culturais I Praça Severino Vieira I 17h;
Entrega de fardamentos e equipamentos do Brasil Carinhoso I Praça Severino Vieira I 18h;
Inauguração da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Helena de Castro Baptista I Rua Nova I 19h:30;
Homenagem aos ex-prefeitos de Conde + exposição de fotos I Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Helena de Castro Baptista I 20h;
Lançamento do Projeto de Jiu – jitsu para Todos I Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Helena de Castro Baptista I 20h:30;
Shows Musicais com atrações da região I Praça Severino Vieira I 22h.
Dia 09 (domingo)
Cavalgada 10 de agosto + benção I Parque de Vaquejada Paulo Almeida de Oliveira I 08h;
Apresentação de Quadrilha Junina de Indiaroba (SE) I Praça Severino Vieira I 19h;
Apresentação da Filarmônica de São Félix I Praça Severino Vieira I 21h;
Shows musicais com bandas locais e regionais I Praça Severino Vieira I 22h;
Show pirotécnico I Ruas de Conde partindo da Praça Altamirando Requião I meia-noite.
Dia 10 (segunda)
Alvorada I Praça Altamirando Requião I 04h;
Arriamento das bandeiras I Praça Altamirando Requião I 16h;
Missa Solene I Igreja Senhor do Bonfim I 17h.

Fonte: Bahia Atual
Por Herbet Souza

ascomprefeituradoconde@gmail.com

terça-feira, 28 de julho de 2015

Concurso do IBGE é autorizado; são 600 vagas de níveis médio e superior



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado a realizar um novo concurso para um total de 600 vagas. A autorização foi dada pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) por meio da portaria nº 302 publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (27). Serão 90 vagas para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatística (nível superior), 50 para tecnologista em informações geográficas e estatística (nível superior) e 460 para técnico em informações geográficas e estatística (nível médio). O último concurso do IBGE foi realizado em 2013 quando 132,6 mil candidatos disputaram 432 vagas de níveis médio e superior. Os salários variaram de R$ 2.813,10 a R$ 8.907,45. A organizadora foi a Cesgranrio. Foram 300 vagas para técnico em informações geográficas e estatísticas, 60 para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatística, 60 para tecnologista em informações geográficas e estatística e 12 para pesquisador em informações geográficas e estatísticas. O resutlado final foi divulgado em fevereiro de 2014.O novo concurso público não poderá contemplar a localidade prevista no anexo I do edital nº 2/2013, que rege o concurso atualmente vigente, para a qual haja candidato aprovado e não convocado.

O provimento dos cargos nos quantitativos previstos deverá ocorrer a partir de dezembro de 2015, e está condicionado à xistência de vagas na data da nomeação; e à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados. O prazo para publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado a partir da data de publicação desta portaria, ou seja, até janeiro de 2016.

133 prefeitos baianos correm risco de inelegibilidade



Prefeitos considerados ordenadores de despesas terão, a partir de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do ano passado, seus atos julgados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e não mais pelas Câmaras de Vereadores, que continuam com o poder de julgar as contas anuais. Nesse caso, estão sujeitos à inelegibilidade os prefeitos que tenham seus exercícios financeiros pontuais reprovados pelos tribunais de contas ou que tenham contra si termos de ocorrência ou denúncia, sem que o julgamento final fique com as Câmaras de Vereadores.

Na lista da corte de contas baiana estão nada menos que 133 gestores, dentre eles o ex-prefeito de Salvador João Henrique, hoje sem partido, mas que já tem planos de retornar a vida pública em 2016 e pode ver o ‘sonho’ naufragado. O conselheiro e presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), Francisco Andrade Neto, afirmou que a decisão do TSE chama a atenção para a responsabilidade do Tribunal. “Confirmou o entendimento das cortes de contas de todo o Brasil, contra o qual se insurgiram alguns gestores. Às Câmaras de Vereadores cabe o julgamento político. O tribunal julga as contas públicas dos ordenadores de despesa e verifica se os princípios constitucionais da economicidade, razoabilidade, publicidade, moralidade, legalidade, impessoalidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos foram respeitados. Ou seja, se os recursos públicos estão sendo aplicados de forma a gerar o maior benefício para a sociedade”, descreve o conselheiro.

Ainda de acordo com Neto, as Casas Legislativas não perderão a prerrogativa de julgar as contas. “As Câmaras continuarão a exercer o julgamento das contas de governo do prefeito. As suas tarefas e responsabilidades, definidas no parágrafo 2º do art. 31 da Constituição Federal, não foram alteradas e são indispensáveis no regime democrático”, aponta.
 
Fonte: (Tribuna da Bahia)
Por: Esplanada News

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Conde/Bahia: 12ª Feira de Cultura e Artes terá concursos de dança, música e miss beleza Conde

Logomarca dos 80 anos de emancipação político-administrativa de Conde


Os três primeiros colocados em cada uma das categorias serão premiados.



A 12ª Feira de Cultura e Artes em homenagem aos 80 anos de emancipação político-administrativa de Conde contará com 03 concursos: dança, música e miss beleza Conde, que serão realizados na Praça Severino Vieira (palco).
Os interessados em participarem deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Turismo, que temporariamente está funcionando na Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 17h. A inscrição é gratuita.
Para finalizar é importante destacar, que na quarta-feira (05) e quinta-feira (06) serão realizados os concursos de música e dança. Já na sexta-feira (07), o de miss beleza Conde.

Fonte: Bahia Atual
Por Herbet Souza

Conde/Bahia: Secretária de turismo vai funcionar em um novo endereço.



A partir do dia 17 de agosto estaremos funcionando em Sítio do Conde em frente ao Restaurante Zecas e Zecas e ao lado do Posto da Polícia Militar” disse Anísio Almeida, Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

sábado, 18 de julho de 2015

Prefeitos de municípios cobram ações de segurança no interior da Bahia



Prefeitos baianos se reuniram nesta quinta-feira (16) em um seminário com o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e representantes das polícias Civil e Militar. Os prefeitos relataram o aumento da violência, de assaltos a bancos e do tráfico de drogas em municípios do interior. O encontro organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) teve como objetivo articular a cooperação entre estado e prefeituras no combate e prevenção de crimes.

O prefeito do município de Araci, Antônio Carvalho da Silva Neto, que preside a comissão organizadora do evento classificou o seminário como um marco para o início de uma relação mais aberta e harmoniosa entre as estruturas de segurança pública e os municípios. “Esse diálogo vai se aprofundar nos próximos dias. Precisamos fazer com que essas reuniões ocorram de maneira regionalizada com a participação do comando local e de membros de conselhos, câmara de vereadores e sociedade civil”, apontou o gestor. Silva Neto explica que neste sentido, os Consórcios Públicos Intermunicipais serão acionados para avaliar a situação e peculiaridades de cada região, no intuito de traçar ações conjuntas que serão implementadas em conjunto com a SSP.

Entre elas estão a interiorização do Programa Pacto pela Vida e a expansão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para todos os municípios da Bahia, em parceria com a Polícia Militar.

Durante o evento, o secretário Maurício Barbosa, prometeu ampliar o efetivo policial e convocar concursados para ocupar o cargo de delegado, vago em 120 municípios baianos. Barbosa falou da ampliação dos Centros Integrados de Comunicações (CICOM) de 12 para 22 e afirmou que estados do Nordeste sofreram muito com a entrada de drogas por terem uma “estrutura defasada”. “Estamos hoje correndo contra o tempo de acordo com as nossas possibilidades”. O titular da SSP apresentou ainda dados da redução do índice de criminalidade, que, enquanto na capital caiu 10,3%, no interior a queda foi de apenas 2,7%. (UPB)

Conde/Bahia: entra mais um candidato na pesquisa eleitoral para as eleições de 2016


Carlos Vieira: Formado em adm. de empresas, jornalista, corretor de seguros, representante coml. ME transporte de cargas, empresário, 53 anos

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Ribeira do Pombal/Bahia: Funcionário Federal da Funai entrega dossiê por perseguição a sua pessoa


O funcionário Federal da Funai o Sr. Gilmar Rodrigues Linhares, entregou ao governador Rui Costa, um dossiê onde estão as provas de sua perseguição desde 04 anos de um delegado da policia civil querendo prejudica-lo em sua carreira profissional e em sua vida e da sua família.

Nessa data de hoje 16/07/2015, as 10:00 horas da manhã o Governador da Bahia Rui Costa acaba de chegar a Ribeira do Pombal, e pela segunda vez encontro-me com ele, sendo que da ultima vez foi a cidade de Glória também aqui na Bahia.
Na oportunidade do Governador Rui Costa aqui na Cidade Ribeira do Pombal, entreguei ao mesmo um dossiê, provas concretas de perseguição cometidas contra minha pessoa e a minha honra desde 2012, por certo delegado que usa o estado o poder para perseguir pessoas de BEM homens horados, simplesmente para alimentar sua cede vingança , e como preciso proteger minha integridade física e honra, tomarei as providências mais enérgicas contra aos que usa meu dinheiro de imposto para cometer crimes de tal forma...

O referido caso em questão de perseguição já esta no MPF - (Ministério Publico Federal) MP-(Ministério Público) PF (Procuradoria Federal) PPDH, (Programa Nacional de Proteção aos Defensores dos direitos Humanos) CH-Comissão de Direitos Humanos, Secretaria de Segurança Publica, sobretudo autoridades, agora então chega ao conhecimento do GOVERNADOR RUI COSTA, que 

certamente irão agir com ato de justiça!

Tentei abafar e cessar esse caso de forma silenciosa e sem alardes, foram muito pedidos de diálogos, sem sucesso, pois o mesmo se mostra irredutível radical, sobretudo covarde, então cheguei aos meus limites e agora vou à busca não somente dos meus direitos bem como defender minha honra como Servidor Público Federal, (APROVADO PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA) como comerciante como pai de família que sou homem horando mostra todas minhas certidões criminais...

“NADA COSTA”!

-QUE DEUS ESTEJA SOBRE NOSSO LAR, E NA CAUSA!

Assim seja Amem!

Justo e perfeito!
T.F.A. a todos.

LINHARES.


  

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Conde/Ba: Votem na enquete com uma pesquisa eleitoral sobre possíveis candidatos a prefeito de Conde em 2016

Esses são os possíveis candidatos a prefeito de Conde para a eleição de 2016.
Marly Madeirol, atual prefeita de Conde e empresaria tem 52 anos, Eduardo Vieira: Empresario tem 45 anos, Zironaldo Barros: Dr. em direito e empresario tem 49 anos. Carlos Vieira: Formado em adm. de empresas, jornalista, corretor de seguros, representante coml. ME transporte de cargas, empresário, 53 anos.



Fonte: Conde News
Por: Sidney Mzzaro

Hospital sem médico faz criança voltar para casa sem atendimento neste fim de semana



Apresentando uma forte dor nos ouvidos, o menor J.C.V não conseguiu atendimento na noite deste sábado (11) na Santa casa de misericórdia de Esplanada. O motivo mais uma vez foi a falta de médico.

De acordo com a mãe que preferiu não se identificar, a criança de 08 anos foi levada até a unidade hospitalar para ser observada, mas o porteiro informou que não seria possível atender, pois não havia médico plantonista naquele momento. "Cheguei ao hospital com meu filho e o pai, mas o porteiro conhecido como Damião nos atendeu e avisou que não havia médico". disse indignada.
Pelo menos outras oito reclamações chegaram até nossa redação neste fim de semana. Tanto no sábado como neste Domingo, a busca da população por atendimento médico ficou comprometida.

Essa não é a primeira vez que a falta de médico chama atenção no hospital, mesmo tendo retomado o contrato de subvenção social com a prefeitura, a entidade continua recebendo reclamações de populares sobre falta de plantonistas em alguns dias da semana.




Segundo informações apuradas pela reportagem, até o último dia 02 de Julho nenhuma contratação havia sido realizada pela administração. Por esse motivo, pacientes acabam ficando sem atendimento. "Acho que a população esplanadense merece ter pelo menos médicos de plantão, e que os mesmos tenham também condição de trabalho dentro do hospital, tendo acima de tudo compromisso com suas cargas horárias e com o cidadão". comentou o cidadão Paulo Oliveira em uma postagem.

Assinado no inicio de Junho,o novo convênio deve repassar pouco mais de 2 milhões e 600 mil reais a Santa casa, sendo que os repasses serão divididos em 12 parcelas de 240 mil por mês.
O contrato dá autonomia aos poderes executivo e legislativo que ficarão responsáveis pela fiscalização, cobrança de resultados, atendimento de qualidade, presteza e transparência nas prestações de contas.


Fonte: Esplanada News

Conde/Ba: Comunicado da APLB Sindicato Núcleo de Conde/Ba.



A APLB Sindicato Núcleo de Conde/BA, comunica através do seu coordenador Joacy de Souza Rosa, convoca todos os professores para participar de uma assembleia dia 16/07 (quinta – feira) com a seguinte pauta: Discussões do Reajuste do Piso Nacional com a Prefeitura Municipal e outros assuntos que surgirem.
Local: Salão Paroquial
Hora: 19h00min
É de grande importância a presença de todos.
A direção da APLB Sindicato de Conde

sábado, 11 de julho de 2015

Conde/Ba: Pesquisa eleitoral para prováveis candidatos a prefeito

Pesquisa sobre prováveis candidatos a prefeito de Conde, esta sendo realizada hoje (11) pelas ruas do município e até o momento não se sabe a origem da empresa responsável disse morador.
Conheçam abaixo os candidatos a prefeito relacionados na pesquisa eleitoral para as próxima eleições de 2016 em Conde/Bahia:

    
      Marly Madeirol             Eduardo Vieira               Zironaldo Barros

Fonte: Portal Conde News
Por: Edeilza Mazzaro

terça-feira, 7 de julho de 2015

Políticos aproveitam festa de 02 de Julho para receber lideranças e se reaproximarem da população



As turbulências no cenário nacional e a expectativa de mudanças na legislação não estão impedindo as articulações para as eleições municipais de 2016. Em Esplanada, três blocos começam a se definir na disputa. Do lado da situação, as apostas se concentram na permanência do atual prefeito Rodrigo de Dedé (PTN). Na oposição, é o ex-prefeito José Aldemir (PRB) quem concentra a maior expectativa para o pleito. Livre após ficar 08 anos impossibilitado de se candidatar, Djalma Brito (PSD) também confirmou presença na disputa em 2016.
Outros partidos ainda estudam nomes para serem lançados como opções.

Os principais políticos de Esplanada utilizaram os festejos de 02 de Julho no Timbó para dar inicio a uma discreta disputa pela atenção da população que prestigiou o tradicional evento. A propagação da participação dos mesmos foi intensa nas redes sociais. A ferramenta online acabou aproximando os milhares de eleitores das personalidades políticas.

Acompanhados de correligionários e simpatizantes, o ex-prefeito José Aldemir da Cruz (PRB), caminhou entre a multidão no último sábado á noite. Em meio a apertos de mãos e abraços, era nítido o clima de campanha tomando conta do oposicionista apontado como a segunda maior força política no município, desde que foi superado por Rodrigo de Dedé no pleito eleitoral em 2012. No corpo a corpo, Aldemir visitou residências, trailers e cumprimentou antigos amigos. Apostando nos feitos positivos durante sua administração e na força do seu eleitorado, o republicano acabou se rendendo ao fator "exposição" e vem sendo figura presente em diversos eventos.


O ex-vereador Djalma Brito convidou amigos e parentes para um almoço que contou com diversas personalidades politicas locais e estaduais como os deputados petistas Nelson Pelegrino e Maria Del Carmem. De acordo com Djalma, os dois vieram agradecer a votação recebida no município. Além dos deputados citados, participou ainda do almoço oferecido pela Família Brito, o ex-prefeito e ex-candidato a vereador Fernando Grisi (PMDB)
Para dar as boas vindas a população, Djalma e o Filho André encomendaram uma faixa que foi colocada na entrada da localidade.
O político aproveitou para fazer uma homenagem ao pai Alberto Mendes, o seu Manezinho e ao irmão Arlan, que comemora aniversário no dia da independência da Bahia.


A participação do prefeito Rodrigo de Dedé seguiu um roteiro pragmático, participando das noites de festa acompanhado de correligionários locais e o irmão, o deputado Alex Lima (PTN). Na oportunidade caminhou e cumprimentou populares. Já no Domingo, acompanhado de lideranças políticas regionais e estaduais, participou da 34ª cavalgada na festa do cavalo que este ano homenageou o esplanadense Vandick Reis. O alcaide estava na comissão de frente seguido por centenas de outros cavaleiros e amazonas. O prefeito também se encontrou com os deputados Nelson Peregrino e Maria Del Carmem.
O diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar, também marcou presença e anunciou a instalação de uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município.


A festa de 02 de Julho que acontece todos os anos no Timbó, foi realizada entre os dias 03 e 05 contando com shows de diversas bandas nas duas primeiras noites e manifestações populares durante o dia, sendo a festa do cavalo no domingo, o principal atrativo do último de dia de comemorações.

Fonte: Esplanada News

Diretor geral do Detran anuncia instalação de uma Ciretran em Esplanada



O fim de semana no litoral norte foi marcado pela festa do 2 de Julho do Timbó, em Esplanada, ainda pelas comemorações da Independência da Bahia. A campanha educativa “ Balada Consciente”, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), marcou presença no evento, onde foi anunciada a instalação de uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município. “ O Detran está interiorizando suas ações, seguindo uma orientação do governador Rui Costa (PT). A nossa atuação em Esplanada tem sido educativa, mas vamos avançar com a criação da Ciretran na cidade, para oferecer novos serviços à população”, afirmou o diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar, que participou da festa.

O ponto alto do 2 de Julho do Timbó aconteceu neste domingo (5), com a tradicional cavalgada que chegou à 34ª edição. O prefeito Rodrigo de Dedé, do PTN, reuniu lideranças do partido no evento. O presidente da sigla na Bahia, deputado federal Bacelar, o deputado estadual Alex Lima e os vereadores Toinho Carolino, Carlos Muniz e Beca, de Salvador, participaram da comemoração. “ Estou muito feliz por termos conseguido realizar uma grande celebração com esse presente para Esplanada, que é a conquista da Ciretran. Os esplanadenses não vão precisar mais se deslocar até Alagoinhas, como acontece hoje, em busca dos serviços do Detran”, ressaltou o prefeito. “ Essa tradição cultural do Timbó ganha força a cada ano. Aproveito para parabenizar o trabalho do Detran em todo o estado. Acredito que só através da educação vamos conseguir a paz no trânsito”, completou o deputado Bacelar. “ A festa foi bem organizada e deixou a mensagem da valorização da vida no trânsito”, finalizou Alex Lima.

Ascom Detran

segunda-feira, 6 de julho de 2015

“Isso acontece todos os dias na periferia de Salvador”, desabafa jornalista que acusa policiais de tortura



Marivaldo Filho tem 29 anos, é formado em jornalismo desde 2008, e trabalha em dois empregos como boa parte dos jornalistas da Bahia que buscam sustento digno. Ele sempre ouviu na faculdade que jornalista não deve virar notícia. Após uma comemoração de aniversário, acabou virando protagonista, como vítima, de um crime. Ele diz ter visto uma discussão envolvendo um policial que resultou em agressão a um homem. Após tirar foto de uma viatura, foi coagido por um dos agentes a apagar a imagem do celular.


Recusou, avisando ser jornalista. A partir daí, vivenciou o que só tinha conhecimento por relatos de fontes. Diz ter sido esmurrado na cabeça, espancado e teve uma parte do crânio partida por uma pedra. Marivaldo foi atendido em uma unidade de emergência, ainda algemado. “Percebi nos olhares, por ser um negro entrando sangrando num hospital com os braços para trás, que as pessoas me viam como alguém que fez algo errado“. Recebeu pontos no corte e depois foi colocado novamente numa viatura. Neste momento, ele diz ter tido a pior das impressões, porque imaginou que não fosse voltar a ver a namorada, o pai e amigos. Ficou aliviado ao chegarem na central de flagrantes e ser ouvido por uma delegada. “Muito mais do que a dor física, eles me provocaram humilhação e tortura psicológica”


Marivaldo diz que está se expondo em nome dos “invisíveis da periferia de Salvador” que passam por situações semelhantes. “Isso acontece todos os dias nos bairros periféricos, todo dia alguém apanha de graça. Todo dia, alguém morre e ninguém sabe o paradeiro. Morei no subúrbio e te digo: pais e mães de família desaparecem”, conta. “Quando eu vou para a imprensa denunciar, não estou pensando em mim, estou pensando em algo muito maior do que Marivaldo. Eu tinha duas opções: ou ficar calado, ou avançar de vez”


Veja o vídeo completo com os 30 minutos de desabafo do jornalista:


A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) vem a público manifestar sua profunda indignação contra a brutal e covarde agressão sofrida pelo jornalista Marivaldo Filho, editor de política do site Bocão News, ocorrida na madrugada do último sábado (05.07), na Cidade Baixa, praticada por homens que envergavam a farda da Polícia Militar da Bahia, mas que mostraram a ferocidade própria de jagunços ao espancar violentamente o colega e agredí-lo com uma pedrada, que resultou num corte profundo na cabeça. Estes homens, que adotaram posturas próprias de malfeitores, receberam da autoridade estadual a função de proteger a sociedade baiana, o que torna mais grave a violência empregada contra um cidadão e jornalista, que, por dever de ofício, registrava uma agressão anterior contra um jovem envolvido em um desentendimento. Vários outros casos de intimidação com filmagem dos jornalistas por policiais militares fardados, ameaças veladas ou reais através de diálogo pessoal , telefonemas, emails e uso de redes sociais se tornaram uma prática corriqueira nos momentos em que a atividade profissional do jornalista choca-se contra interesses escusos daqueles que agem sob o manto de uma corporação, mas que desonram sua farda e até os conceitos mais básicos de civilidade. Reuniões, apelos, notas e ofícios encaminhados pelo Sinjorba à Secretaria de Segurança Pública da Bahia e ao Comando da Polícia Militar da Bahia não resultaram em medidas práticas e visíveis contra a ação dessa minoria que envilece a PM da Bahia. O Sinjorba vai acompanhar o colega Marivaldo sempre que for solicitado e monitorar este caso até as últimas consequências, para que não sejamos obrigados a, em breve, divulgar nota de pesar por motivos mais graves. A presente nota está sendo encaminhada para a Associação Bahiana de Imprensa, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, Federação Nacional dos Jornalistas, Federação Interamericana de Imprensa, Organização Internacional do Trabalho, Anistia Internacional, ONU e órgãos de imprensa.









Marivaldo pretende processar o estado e prestar uma queixa na corregedoria da PM. “Temos que zelar para que eu tenha condições de fazer meu trabalho sem ser brutalmente agredido“. Até o momento, a Polícia Militar não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

O governador Rui Costa postou mensagem em rede social dizendo que “A Polícia Militar deve agir dentro dos parâmetros da legalidade”. Ele ainda reafirmou a garantia de imprensa livre no estado: “O meu governo atuará sempre para assegurar que a democracia seja vivida de forma plena, garantindo a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, o direito de o jornalista exercer sua profissão mediante qualquer situação. Não permitiremos em nosso estado intimidações, constrangimento e nenhum tipo de violência contra o profissional ou contra o cidadão que denuncie ato ilícito”.

O Sindicato dos jornalistas da Bahia, pela presidente Marjorie Moura, divulgou nota de revolta e protesto comparando a ação a “ferocidade própria de jagunços” e ressaltando que a entidade tem se manifestado à Secretaria de Segurança Pública e comando da PM em episódios semelhantes e nenhuma providência é tomada. “Vários outros casos de intimidação com filmagem dos jornalistas por policiais militares fardados, ameaças veladas ou reais através de diálogo pessoal , telefonemas, emails e uso de redes sociais se tornaram uma prática corriqueira nos momentos em que a atividade profissional do jornalista choca-se contra interesses escusos daqueles que agem sob o manto de uma corporação, mas que desonram sua farda e até os conceitos mais básicos de civilidade“, ressalta a nota.


Veja a íntegra da nota do Sinjorba

Salvador, 05.07.2015

Marjorie da Silva Moura

Presidente do Sinjorba

domingo, 5 de julho de 2015

Presidente da Colônia de Pescadores de Breu Branco está preso por ordem da Justiça Federal


No final da manhã desta quarta-feira (11), o presidente da Colônia de Pescadores de Breu Branco Z-53, Edson Tavares Filgueira foi preso pela Polícia Civil de Tucuruí, em cumprimento a determinação exaurida pela Juíza Federal Ariane da Silva Oliveira, no processo, pelos enquadramentos legais de estelionato majorado (Art. 171 $ 3º) e pelos crimes contra o patrimônio público.

Segundo informações prestadas na Seccional de Tucuruí onde Edson está custodiado, o cumprimento do mandado de prisão, foi ordenado pela juíza federal titular da Justiça Federal de Tucuruí, estando Edson a disposição para transferência de acordo com determinação judicial.

O processo que culminou com a prisão de Edson Filgueira, foi iniciado através de investigação da Polícia Federal e denunciado a justiça através do Ministério Público Federal denuncias que envolvem estelionato e crimes contra o patrimônio, quando Edson Tavares Filgueira exercia a função de presidente, atuando até os dias de hoje.

Também foi preso um dos envolvidos no esquema de fraudes no seguro defeso, um homem morador da localidade das Criolas em Breu Branco, segundo informações, ele morava em Tucuruí onde possuía um grande comércio no bairro Beira Rio.

Além da prisão de Edson Tavares Filgueira que atua há anos como presidente da Colônia de Pescadores de Breu Branco, no mesmo processo foram denunciadas pelo Ministério Público Federal diversas outras pessoas que poderão estar envolvidos na prática delituosa conhecida como “Esquema do Seguro Defeso”, os suspeitos são: Eliana Tavares Filgueira, Jucicley Meris Morais, Adailton Rodrigues da Silva, Benedito Tavares Filgueira, Joaquim Neris Morais, Arlete Alves de Sousa, Francisca Alves de Oliveira e Maria de Sousa Filha.

Relembre o Caso – É mais grave do que se pensa o esquema de fraudes do seguro defeso no Pará. As denúncias se avolumam,  no processo de apuração. No meio das fraudes há clara influência política para que nada seja investigado. O uso da máquina financeira do governo federal em benefício das quadrilhas é assustador. O Estado teria hoje 140 mil pessoas cadastradas como pescadores recebendo o seguro defeso, segundo novas denúncias esses números pode não ser real, mas quem pode desmenti-los?

Em 2008, o Pará cadastrou oficialmente 57,7 mil pessoas para pagamento do seguro. Esse, que foi o maior contingente no País, teve seu número dobrado em apenas dois anos, mas o pior é que não se sabe quantos de fato são falsos pescadores - e que muitos jamais empunharam um anzol de pesca na vida. Em 2003, o Pará tinha 40 mil pescadores cadastrados. Em sete anos esse número mais que triplicou.

Os verdadeiros pescadores, contudo, estão literalmente a ver navios, contemplando ao largo da costa paraense a passagem superlotada do transatlântico da impunidade. As denuncias foram realizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) através de relatório de investigação da Polícia Federal. O esquema, simples, mas bem azeitado, funciona a todo vapor no período de cadastramento de pescadores para recebimento do seguro defeso.

As quadrilhas fazem a festa com os recursos federais em municípios como Breu Branco, Tucuruí, Ponta de Pedras, Mocajuba, Limoeiro do Ajuru, Abaetetuba, Chaves, Muaná, Cametá e Moju.

Breu Branco - No mês de junho de 2010 a PF e o MPF realizaram uma devassa, que culminou com o relatório demostrando que dos oito mil pescadores cadastrados na Superintendência de Pesca do Pará pela Colônia Z-53, do município de Breu Branco que tem como presidente Edson Tavares Figueira, 70% são falsos, sustentam as denúncias entregues às autoridades. No meio de pescadores autênticos, a maioria dos filiados só viu peixe já pronto, na mesa. Nunca jogou rede no rio ou “despescou” curral.

Em Breu Branco tem mototaxista, dona-de-casa, estudante, comerciante e pessoas estranhas de outros municípios que jamais tiveram qualquer vínculo com a pesca, seja de peixe, caranguejo, ou camarão.

WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Conde/Ba: Ex-candidato a prefeito do (PT) Zironaldo Nunes Barros

O ex-candidato do (PT) Partido dos Trabalhadores o Sr. Zironaldo Barros, postou na sua pagina do Facebook o oficio que foi enviado pelo deputado Joseildo Ramos ao Superintendente de infraestrutura e transportes-SEINFRA.
O exelentissimo Sr. Saulo Filinto Fontes, um oficio relatando revindicando a situação da estrada que liga Esplanada/Ba ao Município de Conde/Ba que esta em péssima condições de trafego, o oficio foi enviado no dia 13 de maio de 2015.





    

Conde News

Polícia encontra veículo que pode ter sido utilizado em assalto a banco no Conde





Um veículo que

pode ter sido utilizado em um assalto a banco no município de Conde, a 190 km de Salvador, no dia 02 de junho, foi encontrado pela polícia na noite da última terça-feira (30). Segundo o titular da delegacia do município, André Silva Santos, o carro, modelo Hilux, estava em um matagal na localidade conhecida como Costa Azul.



O delegado destacou ainda que a caminhonete foi roubada no município de Umbaúba dias antes do assalto e as características são iguais às do veículo utilizado na ação criminosa. Santos contou ainda que foram encontradas marcas de pneus de motocicletas no local. “Tudo indica que eles [criminosos] abandonaram o veículo no matagal e fugiram nas motos”, destacou . O outro veículo utilizado no assalto, um Tucson preto, pertencia ao gerente da agência bancária e foi incendiado no dia do assalto.








O assalto
Dezesseis homens invadiram o município do Conde na manhã do dia 02 de junho, e assaltaram uma agência do Banco do Brasil. Durante a ação, a quadrilha efetuou disparos durante 20 minutos causando terror na cidade. Os tiros atingiram veículos que estavam estacionados e também a delegacia. Cinco pessoas foram levadas como reféns pelo grupo. Segundo um morador da cidade, que não quis se identificar, os criminosos estavam encapuzados e fortemente armados e atiraram pra cima para intimidar a população. Os bandidos ficaram alguns minutos na agência e saíram levando o gerente do banco e mais quatro reféns, alguns deles amarrados aos carros.

 (Aratu)