quarta-feira, 23 de março de 2016

Acidente na Linha verde deixa pelo menos três pessoas feridas na manhã desta quarta

Publicado em 

Um acidente na manhã desta quarta-feira (23) deixou pelo menos três pessoas feridas na BA 099 na linha Verde percurso Conde-Salvador

O carro que capotou e parou ás margens da BA pertence a empresa "Aurantiaca agrícola", este colidiu com um veículo de passeio.
De acordo com informações colhidas pelo Esplanada News, o acidente aconteceu próximo a fazenda Conde, que é uma das propriedades do grupo.

Apesar da forte colisão entre os veículos, a maioria das vitimas envolvidas tiveram apenas ferimentos nas pernas. Segundo informações, uma mulher foi encaminhada para o hospital e está na UTI com hemorragia interna.

Curiosos que passavam pelo local pararam e ajudaram a resgatar os feridos. Um dos carros um veículo modelo Chevrolet Spin ficou praticamente destruído.

Ninguém soube informar como o acidente teria acontecido, pois não havia tráfego de outros veículos no momento da colisão.




Da redação
Esplanada News 

Governador elogia parceria com iniciativa privada que vem fortalecendo educação em Condej


Quase três anos após um novo anexo da Escola Municipal Castro Alves ser construído e equipado em Pedra Grande, distrito do município de Conde, os cerca de 220 moradores da localidade foram inseridos em um novo ciclo de transformação social, principalmente na área da educação. Em atividade na nova estrutura desde junho de 2013, a escola é mantida pelo Instituto Gente, do grupo Aurantiaca, fabricante da água de coco Obrigado, e atende 84 crianças e adolescentes, com turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1. 

Na manhã desta quarta-feira (23), o governador Rui Costa conheceu os projetos desenvolvidos na unidade e que mudaram a perspectiva da comunidade. Segundo dele, este modelo de parceria fortalece as ações que vêm sendo desenvolvidas há um ano pelo programa estadual Educar para Transformar. "É um exemplo a ser seguido por outras empresas com presença social marcante, contribuindo com a educação, com a cultura, com a leitura, com a informática, enfim, dando oportunidade a essa meninada, abrindo um novo horizonte, um novo mundo", disse. 



A exemplo do Centro Digital de Cidadania (CDC), que possui 16 computadores cedidos pelo Governo do Estado, as atividades extracurriculares, como as aulas de capoeira, flauta doce, coral e o projeto da horta, são abertas a toda comunidade. A diretora do Instituto Gente, Mónica Morais, afirmou que o desenvolvimento social na localidade tem sido crescente. "Hoje, na escola, eles leem, escrevem, são extremamente responsáveis, cuidadosos. Eles se apresentam com a música, a capoeira e têm uma autoestima elevadíssima. Sentem orgulho do que fazem", explicou.



À Secretaria Municipal de Educação de Conde cabe o custeio dos professores, já as despesas com equipe de apoio, manutenção das instalações e alimentação são de responsabilidade do Instituto Gente. Todas as crianças e jovens da comunidade, independentes de estarem matriculadas, têm a possibilidade de tomar café da manhã e almoçar na escola.

Além de sala de leitura, biblioteca, brinquedoteca e parque infantil, um campo de areia também está à disposição dos estudantes, como Gilmar Santos, de 19 anos, aluno do 5° ano. "Para nós foi uma felicidade ter uma escola dessa aqui na comunidade. Até hoje, nunca vi uma assim. Nós estudamos com muito prazer de aprender", disse.

Fonte: Esplanada News

sábado, 19 de março de 2016

Conde Bahia: Comunicado de falecimento

NORLEN SANTOS FIGUEREDO

Morre aos 24 anos um jovem morador do Sitio do Conde que foi vitima de um acidente com uma moto que se chocou com a bocicleta onde a votima se deslocava de uma barra junto com um amigo onde estavam hospitalizados no HGE, mais infelismente o jovem Norlen Santos Figueredo acabou falecendo ontem (19) as 19:12 deixando saudades e boas lembranças para seus amigos e familiares, o jovem Norlen completaria em julho 25anos.