BARES E RESTAURANTES
sábado, 2 de julho de 2011
HOJE! OS MORADORES DA SIRIBINHA HOMENAGEA O DOIS DE JULHO
Comunidade da siribinha faz homenagen a dois de julho, a noite terá shows com bandas locais.
Em meio aos badalados points do litoral norte baiano se esconde uma pequena vila de pescadores. Todo o vilarejo se resume a apenas uma rua de areia com casinhas simples e coloridas entre a praia e o rio. Erguida sobre dunas, dentre coqueirais e praias selvagens, Siribinha é uma mistura de paisagem indescritível, com muita paz e frutos do mar!
Se você está em busca de paz e muita natureza à beira mar, pode eleger Siribinha como um dos seus destinos, sem pestanejar. Perto da divisa com Sergipe, o vilarejo é o local ideal para curtir a natureza durante o dia e relaxar à noite ao som do mar iluminado pelas estrelas. Aí não há barzinhos movimentados nem os shows de axé que agitam o verão baiano. Siribinha é um dos poucos refúgios no litoral norte da Bahia para quem quer aproveitar o verão para descansar e pegar uma praia sossegada.
A faixa de praia extensa e plana é ótima para mergulho em mar aberto e gostosos passeios ao entardecer. Mas é na Barra de Siribinha que se tem a paisagem mais bela e o melhor banho da região. Se tiver disposição, faça uma caminhada de 2 km pela praia, até a Barra, na divisa entre os municípios do Conde e Jandaíra. No encontro do rio com o mar, a água salobra é calma e as barracas de praia, feitas com madeira e palha de coqueiro, servem comidas e bebidas ao visitante que quiser passar o dia à beira do rio. A beleza do lugar é tanta que já foi cenário para o filme Tieta do Agreste.
O local também é excelente para a pesca do robalo, peixe bastante consumido na região. Aproveite e se delicie com os caldinhos de frutos do mar, a deliciosa casquinha de siri, as saborosas moquecas de caçonete.
A magia do lugar também está no jeito curioso como as casas são cobertas com conchas de mariscos; na maneira como as mulheres pescam caranguejos no mangue, batendo em latas de querosene e entoando cânticos; na simplicidade como os nativos recebem o visitante. A vila não oferece muito conforto e as barracas de praia ainda mantém um tom rústico e simples dos locais pouco explorados pelo turismo. A pequena infra-estrutura para o turista é composta por pousadas simples, restaurantes e barracas de praia.
Passeio no Rio
O rio Itapicuru é um dos atrativos de Siribinha. Ótimo para a pesca, o rio oferece a possibilidade de renda aos moradores locais e bons passeios aos visitantes. De barco, é possível conhecer os portos naturais da região e navegar através dos braços e canais do Itapicuru. Em alguns trechos, o manguezal se fecha formando túneis por onde circulam apenas pequenas canoas.
O passeio mais procurado é o que leva ao Cavalo Russo, uma duna de cerca de 30 metros de altura, onde o visitante se diverte escorregando pela areia branca e fina até mergulhar na água doce do rio. A excursão custa R$ 25, para duas pessoas. Quem quiser estender o passeio, pode caminhar pelas dunas até Cajueirinho, uma nascente de água doce que surge na raiz de um cajueiro.
Caminhadas á beira mar
Para os que gostam de passeios na praia, pode-se atravessar o rio de barco e seguir em caminhada ou buggy pela areia dura e fina até Costa Azul, a 14km. Para os mais aventureiros, é possível chegar até Mangue Seco, que está a 42 quilômetros da Barra. Acorde cedo, passe o protetor solar e aproveite tudo que as praias da região podem oferecer!
Como chegar em Siribinha
De Salvador, segue-se pela Estrada do Coco e Linha Verde (BA-099), até o município de Conde, a 180 km de Salvador. Daí será preciso percorrer mais 10 km até Sítio de Conde e seguir por uma via de terra sentido norte por mais 12 km até Siribinha. O caminho beira o mar e passa por belas paisagens de dunas, manguezais, lagoas e coqueirais. Mas atenção, por ser muito próxima à praia, a estrada é arenosa, mas permite passagem de carros pequenos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA O SEU COMENTÁRIO COM MODERAÇÃO E RESPEITO.