Com objetivo de prestar maiores esclarecimentos referentes à regionalização da Santa Casa de Misericórdia no município de Esplanada anunciada no último dia 15, o Prefeito Rodrigo de Castro Lima (PTN) participou nesta segunda-feira (22) de uma coletiva de imprensa no Centro de Especialidades Dr. Orlando José Moura Pinto.
Após a apresentação do vídeo com os feitos da prefeitura durante os 19 meses de gestão, o Prefeito pôde responder alguns questionamentos acerca da crise instalada na unidade hospitalar e como será o processo de centralização da mesma.
De acordo com o Chefe do Executivo, a crise na instituição ainda persiste e a solução vem sendo trabalhada para ser efetivada, todavia refutou a existência de dívidas da prefeitura com a Santa Casa, conforme divulgado em nota emitida através das redes sociais.
Visando tirar a Santa Casa do sufoco temporariamente, o gestor citou o intuito de tentar através de um estudo no Tribunal de Contas viabilizar uma doação de 150 mil a entidade e nesta terça-feira (23) estará participando de uma reunião na qual poderá fornecer uma previsibilidade de quando serão surtidos os efeitos da regionalização.
Em parceria com 18 municípios, com a centralização, a Santa Casa deixa de atender apenas a população local e passará a atender as demandas de vários outros municípios cujas secretarias serão encarregadas de cuidar dos trâmites voltados para o atendimento. Vale ressaltar que o serviço de emergência continuará priorizando a população da casa. Apenas alguns serviços que antes era oferecido somente em Alagoinhas como cirurgias e outros tipos de atendimentos serão disponibilizados pela unidade.
Em seu discurso, o Chefe do Executivo reafirmou o que fora dito pelo Secretário Estadual de Saúde Washington durante a inauguração da Unidade de Saúde da Família na Siqueira Campos colocando que a Santa Casa será o centro de referência de toda região.
Perguntado até onde os resultados do próximo pleito eleitoral pode afetar as negociações com o governo do estado, o prefeito afirmou que a iniciativa é de grande interesse para qualquer um dos candidatos caso eleito, afinal desafogaria as demandas de hospitais regionais como o Dantas Bião de Alagoinhas que recebe diariamente pacientes de toda região que acabam aumentando a carga da referida unidade.
Ainda sobre a regionalização, afirmou que o desejo é que os resultados dos esforços do governo municipal, a entidade, municípios e o governo estadual entrassem em pratica o quanto antes, mas preferiu aguardar a reunião para ter uma definição sobre o assunto, deixando escapar no entanto que, no minimo em 60 dias tudo esteja dentro do programado.
A coletiva que foi transmitida ao vivo através do Programa Fala Cidade da emissora Brisa Mar FM, contou com a participação do Portal Esplanada News, Acajutiba News, Diário do Litoral, além de secretários e assessores do governo.
Fonte: Esplanada News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA O SEU COMENTÁRIO COM MODERAÇÃO E RESPEITO.