quarta-feira, 8 de junho de 2011

PALOCCI CAI, GLEISI ENTRA E DILMA SE FORTALECE.

Ao tomar posse como ministra-chefe da Casa Civil, hoje, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que vai atuar de forma técnica, seguindo o exemplo da presidenta Dilma Rousseff.
Em seu discurso, Gleisi lembrou que foi na Casa Civil, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que Dilma pôde mostrar sua capacidade como gestora.

“Quero seguir o exemplo da presidenta Dilma. Como ela, acredito que a política dá sentido à técnica e a técnica dá sentido à política", disse a nova ministra. “Quero agir como a presidenta Dilma porque ela age certo."

Gleisi assume a Casa Civil em substituição a Antonio Palocci, que deixou o cargo em meio a suspeitas sobre o aumento do seu patrimônio. A senadora paranaense terá a missão de acompanhar as execuções dos principais projetos do governo nos demais ministérios.


Como já havia sido anunciado no último domingo, o ministro chefe da Casa Civil Antonio Palocci (PT-SP) não passou desta terça-feira. Em seu lugar entrou a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR).

A saída de Palocci põe um ponto final na crise que a mídia, aliada aos partidos de oposição (PSDB-DEM-PPS), trouxeram para dentro do governo de Dilma Roussef.

Para os movimentos sociais a troca foi uma grande vitória. Não por conta do suposto enriquecimento ilícito de Palocci. A troca foi uma boa notícia para os movimentos sociais, pois até os peixes do lago Paranoá sabiam que foi o ministro de Ribeirão Preto um dos principais articuladores da criminosa política macroeconômica de juros altos do governo.

A substituta, Gleisi Hoffman, parece preferir o lado do trabalho em detrimento do capital. Ex-diretora da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Gleisi vinha se destacando no senado por sua combatividade contra a oposição.

Tudo indica que a escolha de Gleisi fará com que o governo arrume a sua casa e possa avançar, tal qual ocorreu quando Palocci caiu pela primeira vez em 2006. A saída de Palocci em 2006 foi o que o governo Lula precisava para fazer seu governo deslanchar. A diferença é que desta vez a queda ocorreu mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO COM MODERAÇÃO E RESPEITO.