sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia 30/10 acontecerá a 1ª pega do boi na fazenda cachoeirinha no Conde Bahia apartir das 08:00hs.


Na fazenda cachoeirinha, os animais são escolhidos para a competição. O boi mais valente oferece mais condições para as provas no meio do mato

A vaquejada de hoje é resultado da antiga ´pega do boi´, prática revivida por um grupo de vaqueiros do Conde

Missão Velha. Uma “pega de boi” dentro do mato fechado, por cima de pau e pedra, descendo e subindo tabuleiro e enfrentando grotões com risco de morte. Este é o mais novo esporte que vem sendo praticado na zona rural do Conde, uma versão atualizada das festas de apartação de antigamente e uma resposta contra vaquejadas que marginalizam os tradicionais vaqueiros do sertão.

“Na pega do boi só participa que tem coragem de entrar no mato fechado, na ´unha-de-gato´, tendo a sorte como companheira e Deus como testemunho”, diz o vaqueiro, acrescentando que estes profissionais de vaquejadas, acostumados a correr em cavalo de raça com pista de terra, não aparecem nesse tipo de competição rural.

O corredor de vaquejada Samuel da Silva, conhecido por “manecá”, diz que participar da vaquejada é muito mais leve. “Aqui, no meio do mato, o perigo é muito grande. Há risco de morte”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO COM MODERAÇÃO E RESPEITO.