segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Primeira pesquisa registrada no TSE aponta candidato do PTN na liderança


O candidato a prefeito de Esplanada, no nordeste baiano, Rodrigo de Dedé (PTN) lidera a sucessão municipal, de acordo com a pesquisa P&A/Bahia Notícias, com 45,2% das intenções de voto. Segundo o levantamento estimulado, divulgado neste sábado (15), ele é seguido por Aldemir (PRB), que obteve 33,5%. Djalma (PSD) conquistou 2,7% e o atual prefeito, Diolando (PP), postulante à reeleição, conseguiu 1,5% da preferência do eleitorado. De acordo com a consulta, 13,7% não sabem em quem vão votar e 3,2% responderam que não escolherão nenhum dos postulantes. Ao todo, foram entrevistados 400 eleitores entre os dias 5 a 6 de setembro. A pesquisa P&A/Bahia Notícias foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-00144/2012. A margem de erro é de 5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

O que isso representaria

Se as eleições fossem hoje, os 45,2% do candidato do PTN representaria 10.274 dos 22.728 eleitores esplanadenses. O candidato do PRB apareceria com 7.614 votos o que representa os 33,5 % registrados na pesquisa divulgada neste sábado.
O candidato do PSB Djalma Brito, apareceria com 614 (2,7%) votos, seguido pelo atual prefeito Diolando Batista (PP) que ainda aparecia na contagem final somaria 341 (1,5%) votos.
Ainda segundo os resultados ,mais de 3.100 ( 13,7%) pessoas estariam indecisas e não sabem em quem vão votar. Outras 728 pessoas não votariam em nenhum dos candidatos em questão.
É importante ressaltar que pesquisas oficiais só podem ser divulgadas por veículos de informações quando realizadas por empresas idôneas e posteriormente registradas pela justiça eleitoral, como foi neste caso.

Com informações do site Bahia notícias e análise das estatísticas gerais da redação do Esplanada News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO COM MODERAÇÃO E RESPEITO.