sábado, 18 de julho de 2015

Prefeitos de municípios cobram ações de segurança no interior da Bahia



Prefeitos baianos se reuniram nesta quinta-feira (16) em um seminário com o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e representantes das polícias Civil e Militar. Os prefeitos relataram o aumento da violência, de assaltos a bancos e do tráfico de drogas em municípios do interior. O encontro organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) teve como objetivo articular a cooperação entre estado e prefeituras no combate e prevenção de crimes.

O prefeito do município de Araci, Antônio Carvalho da Silva Neto, que preside a comissão organizadora do evento classificou o seminário como um marco para o início de uma relação mais aberta e harmoniosa entre as estruturas de segurança pública e os municípios. “Esse diálogo vai se aprofundar nos próximos dias. Precisamos fazer com que essas reuniões ocorram de maneira regionalizada com a participação do comando local e de membros de conselhos, câmara de vereadores e sociedade civil”, apontou o gestor. Silva Neto explica que neste sentido, os Consórcios Públicos Intermunicipais serão acionados para avaliar a situação e peculiaridades de cada região, no intuito de traçar ações conjuntas que serão implementadas em conjunto com a SSP.

Entre elas estão a interiorização do Programa Pacto pela Vida e a expansão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para todos os municípios da Bahia, em parceria com a Polícia Militar.

Durante o evento, o secretário Maurício Barbosa, prometeu ampliar o efetivo policial e convocar concursados para ocupar o cargo de delegado, vago em 120 municípios baianos. Barbosa falou da ampliação dos Centros Integrados de Comunicações (CICOM) de 12 para 22 e afirmou que estados do Nordeste sofreram muito com a entrada de drogas por terem uma “estrutura defasada”. “Estamos hoje correndo contra o tempo de acordo com as nossas possibilidades”. O titular da SSP apresentou ainda dados da redução do índice de criminalidade, que, enquanto na capital caiu 10,3%, no interior a queda foi de apenas 2,7%. (UPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO COM MODERAÇÃO E RESPEITO.