quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Hospital cancela contrato com prefeitura e deixará de realizar exames laboratoriais


A parceria entre a nova administração municipal e a direção do hospital de Esplanada vem vivendo há algum tempo abalada após denúncias de usuários do serviço público de saúde, entre elas a falta de médicos nos plantões, atrasos frequentes de médicos, emergência sem atendimento rápido, e assim como ocorreu hoje a falta de médico na emergência entre outras pendências sinalizadas por quem já utilizou o atendimento no hospital local.
Reuniões entre prefeitura e hospital também já ocorreram onde os problemas apontados pela população teriam sido discutidos, porém com o passar do tempo e as divergências entre as partes aumentando, o cancelamento de um contrato era só uma questão de tempo. Importante lembrar que em meio a situação, a prefeitura vem informando frequentemente que deverá inaugurar em breve um centro de referência médica no município, os serviços oferecidos pelo centro ainda não foram oficialmente apresentados a nossa redação.

O desgaste neste relacionamento acaba de deixar o cidadão mais carente sem a possibilidade de realizar exames laboratoriais que tinham as despesas arcadas pela prefeitura na entidade filantrópica. Com base na nota de esclarecimento fixada pela Santa Casa de Misericórdia em seus corredores e na recepção e observado pela nossa equipe na tarde desta quarta-feira, a partir do próximo dia 1º de Novembro os exames laboratoriais estão suspensos por tempo indeterminado, o cancelamento do contrato é o motivo apontado pela direção.



Sobre os exames

Um exame laboratorial é um conjunto de exames pedidos pelo médico, realizados num laboratório, e que tem como objetivo confirmar ou ajudar a fazer o diagnóstico de alguma doença. São também usados em check-ups de rotina, de forma a verificar se os valores estão dentro do normal.

Como é realizado um exame laboratorial

Antes de mais, é necessário recolher a amostra que vai ser analisada. Nessa primeira fase, é realizada a recolha, a manipulação e a conservação dessa amostra, para depois ser então analisada em laboratório. Os erros mais usuais neste tipo de exame ocorrem quase todos nesta primeira fase. De seguida, será então analisada a amostra, sendo hoje em dia essa análise feita por aparelhos próprios, que retiraram grande parte da margem de erro que existia antes..

Redação Esplanada News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO COM MODERAÇÃO E RESPEITO.