sexta-feira, 28 de março de 2014

Diretor do Presídio critica postura de funcionário e diz que informações repassadas não são verídicas



Conforme havia sido divulgado, a nossa equipe esteve nesta quinta-feira (27), com o Coronel Demósthenes, atual Diretor do Presídio Ruy Penalva no município de Esplanada, em prol de obter maiores esclarecimentos sobre a reportagem exibida na última sexta-feira.
A matéria fora montada com base na declaração de um funcionário que não quis ter a identidade revelada, falando dos rumores sobre uma possível reativação da unidade, da permanência de 20 funcionários escolhidos pelo Cel com ajuda do ex-Diretor Manoel Pequeno sem que exerçam nenhuma atividade que não seja guardar o patrimônio público, e do cargo ocupado pelo Cel que continua Diretor mesmo com o prédio desativado.

De acordo com o funcionário, enquanto cargos comissionados atuam na instituição, os concursados estão se deslocando 130, 200 e 250 km para exercerem suas funções e que por conta disso, estrarão impetrando um mandado de segurança frente ao Ministério Público, alegando violação dos Direitos Trabalhistas. 

A possibilidade de reativação da unidade prisional, o Cel deixou claro que não há necessidades de rumores, visto que ainda não tem nada decidido e a reativação ou não do presídio, vai depender do Governo do Estado e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. 

Quanto aos cargos comissionados permanecerem na casa, o Cel esclareceu que quando o presídio fora desativado, ele havia assumido a direção 15 dias antes e nada mais justo que o ex-Diretor Manoel Pequeno para o ajudar a escolher os funcionários que permaneceriam na unidade. 
Referindo-se ao fato de continuar na direção, o Cel foi taxativo, afirmando que a parte operacional do presídio, logicamente encontra-se desativada mediante ausência de detentos, todavia a administrativa continua funcionando normalmente.
O Coronel ainda citou que se a unidade estivesse abandonada, sem que a parte administrativa estivesse em funcionamento, o local já teria virado reduto de meliantes. O diretor ainda fez questão que a nossa equipe visitasse as instalações, onde pôde constatar o local limpo, organizado, cães bem tratados e horta cuidada.

Questionado sobre os funcionários entrarem com mandado de segurança, Cel Demósthenes diz ser de direito, mas considerou a declaração falsa, perversa, leviana, nociva e dada de forma extremamente irresponsável.

Por Manuela Chagas/Esplanada News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO COM MODERAÇÃO E RESPEITO.